Melhoria do sistema de tratamento de efluentes de galvanoplastia
Palavras-chave:
Tratamento de efluente, precipitação química, oxi-reduçãoResumo
Este trabalho visa a apresentar soluções de engenharia para o sistema de tratamento de efluente industrial e sanitário de uma empresa de Galvanoplastia. Classificar e avaliar uma destinação para seus resíduos, atendendo as regulamentações vigentes. Para o tratamento dos efluentes sanitários, foi dimensionado um sistema de fossa-filtro, tanque séptico, seguido de um filtro anaeróbio que, segundo a literatura, oferece uma remoção de DBO de até 95%. Para o tratamento dos efluentes industriais, foram executados ensaios de precipitação química e oxi-redução. Os resultados foram monitorados através de análises químicas. Concluiu-se que, com os processos de tratamento adotado, todos os parâmetros poluentes analisados apresentaram resultados que atendem ao disposto na legislação ambiental vigente no estado do Rio de Janeiro. Com os dados obtidos nos estudos, foram projetadas as melhorias de processo para o sistema de tratamento e as novas dosagens de produtos químicos necessárias. A lama gerada foi desaguada em um leito de secagem piloto e estudada sua fixação em argila, na confecção de tijolos, sendo este inviável pelos resultados dos ensaios de lixiviação e solubilização do tijolo contendo a lama. Assim sendo, a destinação deste resíduo obrigatoriamente seria disposição em aterro industrial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.