Estudo das vibrações de um chassi mini baja por elementos finitos, utilizando-se os aços 1018 e 1020
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n51.4174Palabras clave:
elementos finitos, vibrações, mini bajaResumen
O programa estudantil SAE Brasil tem como o objetivo organizar uma competição onde os estudantes de engenharia são desafiados a projetar e construir um veículo tipo off-road, que recebe o nome de mini baja. Uma das questões a serem enfrentadas no desenvolvimento destes veículos diz respeito as vibrações a que o veículo está submetido. As análises estruturais e de vibrações de veículos mini baja têm sido realizadas através do emprego do Método de Elementos Finitos, através de sistemas computacionais que preveem o comportamento da estrutura e desta forma, evitam possíveis falhas. Desta forma, este trabalho realizou um estudo comparativo entre os aços 1018 e 1020, para determinar qual dos dois materiais é o mais indicado para a fabricação da estrutura dos veículos em termos de vibrações deste sistema. Para isto, foi realizada a análise modal da estrutura, através da utilização do software de simulação computacional FEMAP. Os resultados indicam que ambos os materiais podem ser utilizados neste tipo de veículo, uma vez que atendem aos valores de tensões e de faixas de frequências exigidas pela estrutura.
Descargas
Citas
Alencar, Douglas Rogério Leite. Análise experimental da Fadiga Mecânica em Argamassas Colantes, Brasil. 2020. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Católica de Pernambuco.
ALVES FILHO, Avelino. Elementos finitos: A base da Tecnologia CAE. 6 ed. São Paulo: Érica, 2009.
ANTOLIN, M. Q.; ANTOLIN, G. D. C.; DE MACEDO, L. C.; DOS SANTOS, F. A. Análise estrutural e otimização de um veículo Mini Baja. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 47, 2021. DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n47.3784
CHUVAS, Tatiane de Campus. Estudo da influência dos parâmetros de tratamento de alívio das tensões residuais por vibração mecânica em juntas soldadas a plasma. Brasil. 2012. Dissertação (Engenharia Mecânica) –Universidade Federal Fluminense.
Gondim, Marcos Claudio, Grangeiro, Ellberlandyo Lima. Campelo, Antonio Eurick Soares, Oliveira, Lucas Rodrigues. Carvalho, Bruno de Oliveira. PROJETO E ANÁLISE DE VIBRAÇÕES POR ELEMENTOS FINITOS DE UM CHASSI TIPO SPACE FRAME MINI-BAJA. Impactos das tecnologias na Engenharia Mecânica. Editora: Atena. 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.47019050410
International Organization for standardization. ISO 2631: Mechanical vibration and Shock – Evaluation of Human exposure of whole – body vibration: general requirements. Geneva, 1985.
Leme, Leandro Marinho Marques, ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE MODAL EXPERIMENTAL NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA EM UMA BARRA NA CONDIÇÃO DE CONTORNO LIVRE-LIVRE, Brasil. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Mecânica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Pato Branco.
MEZZOMO, M.H.; MORAES, A.G. Determinação do módulo de elasticidade em aços e alumínio através da frequência natural comparado ao ensaio de tração. revista Matéria, v.25, n.2, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-707620200002.1035
MÜLLER, Fábio. Otimização de Componentes Fundidos Utilizados em Projetos de Ferramentas Para Estampagem, Brasil. 2013. Trabalho de conclusão (Engenharia Mecânica). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
Pinho, Felipe Gonçalves, Moraes, Lucas Cuellar. Vibrações Induzidas Pelo Vento em Estruturas Metálicas: Uma Abordagem Via Elementos Finitos. (2014). Monografia em. Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás.
Prazzo, Carlos Eduardo. Análise Modal de uma Estrutura do Tipo Viga Utilizando Materiais Piezelétricos (PVDF) como Sensores. Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Queiroz, EMANUEL FRANCISCO NOGUEIRA. Estudo de Rigidez Torcional em um Chassi Space Frame do Tipo Baja SAE. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica). Universidade do Estado do Amazonas.
Queiroz, Paulo César de Oliveira. Análise estática e dinâmica de estruturas reticuladas: ambiente de simulação em JAVA. Brasil. 2010. Dissertação (Eng. Mecânica) Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Paraíba.
SAE BRASIL. Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil - RATBSB – Emenda 3, 2019.
Souza, Artur Henrique Rapschinski, Souza, Leonardo Silveira Mariano, Análise Modal Numérica de uma Estrutura do Tipo Baja. Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR,
SOUZA, L. C.; LOPES, A. P.; SANTOS, A. A. Estudo de vibrações livres de um chassi space-frame tipo baja. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC’2017 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.