Influência do processo de conformação nas propriedades mecânicas do aço LNE380
Palavras-chave:
conformação mecânica, aço LNE380, microdurezaResumo
O aço LNE380 é formado pela adição de elementos de liga, com vasta aplicação em componentes estruturais de veículos comerciais, tais como ônibus e caminhões. Este tipo de aplicação exige conhecimento profundo das propriedades mecânicas, devido ao alto nível de confiabilidade que estes componentes solicitam em suas aplicações. Nesse contexto, é de essencial importância a avaliação do efeito do grau de encruamento gerado pelo processo de conformação nas propriedades mecânicas do material. Neste trabalho o efeito do processo de conformabilidade de longarinas estruturais da liga LNE380 foi avaliado em função de medidas de microdureza. Amostras foram retiradas diretamente de uma longarina do chassi em diferentes posições, escolhidas em função da conformação a qual ela foi submetida e em seguida foram embutidas. Os resultados foram discutidos em função do grau de encruamento ao qual o metal foi submetido os quais indicam que as regiões da aba e da alma apresentam dureza em torno de 177 HV e 190 HV respectivamente e a região crítica do raio indica dureza na ordem de 221 HV, o que corresponde a um aumento superior a 20% entre a aba e o riao. Os resultados aqui apresentados são importantes para dimensionar os valores de tensões aos quais os materiais serão submetidos em testes de fadiga realizados em pesquisa em andamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.