A influência das fotografias, veiculadas na Revista Capricho, na construção das subjetividades das adolescentes
Palavras-chave:
fotografia, subjetividade, corpo, adolescente, Revista CaprichoResumo
A presente pesquisa aborda o papel da fotografia na construção do sujeito: como ela pode exercer influência na forma de pensar e agir de cada um? Utilizando o público feminino adolescente como foco do trabalho, se investiga alguns dos elementos-chave presentes neste processo, com o propósito de entender a significação desses elementos para as jovens, nessa fase de descobertas e experimentações. A sociedade, a cultura, as músicas, a moda, os relacionamentos interpessoais são observados como pontos de referência que agem diretamente na personalidade dessa parcela da sociedade tão explorada no século XXI. A fotografia aparece, nesse ponto, como um espelho para o corpo a ser construído. Ela parece conter toda a cultura de uma sociedade, que, automaticamente, se reflete no seu espectador e se incorpora às suas subjetividades. A construção do corpo também é vista, aqui, como uma aglomeração de influências externas que, com as características próprias do indivíduo, formam a sua subjetividade. Podem-se perceber sinais da identidade que o indivíduo construiu ao se observar o seu corpo, o seu jeito de andar, as suas roupas ou o seu corte de cabelo. Isso tudo carrega características do grupo social ao qual o indivíduo pertence e convive. Nesse sentido, o trabalho discute conceitos bakhtinianos como polifonia e exotopia que contribuem no desenvolvimento daquilo que o sujeito é e virá a ser. Para fazer uma análise mais detalhada da construção dessa subjetividade, a Revista Capricho foi escolhida por ser direcionada exatamente para o público da pesquisa – o público jovem feminino. A análise detalhada das fotografias produzidas para esse segmento possibilita entender um pouco mais os sujeitos que se constroem a partir dessas imagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.