Musicalização: um caminho para educação especial (deficientes mentais)
Palabras clave:
musicalização, educação especial, deficientes mentaisResumen
A Educação Especial para deficientes mentais do processo educacional, atualmente, como espaço de inserção social e construção da cidadania busca permanente atualização de procedimentos e recursos didáticos. Por muitos e longos anos tivemos as chamadas Classes Especiais cuja função era o “depósito” de alunos, que condenados por possuírem o Q.I. (Quociente de Inteligência) em grau não elevado, ficavam em espaços segregados e sem nenhuma proposta pedagógica coerente com suas potencialidades. Esta realidade transformou-se após vários movimentos mundiais, internacionais e nacionais (Declaração de Salamanca, Parecer 17/ CNE/CEB /2001, etc.); teorias científicas, como a Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner, 1995); reformulações de conceitos como o de cidadania, auto-defensoria, projeto político pedagógico e outros. Hoje, matriculados em escolas regulares, muitos já adultos, com propostas diferenciadas de objetivos, currículo e avaliação. Em Barra Mansa 47 portadores de deficiência mental, adultos participam da Oficina Profissionalizante, cujos objetivos: desenvolvimento físico e intelectual associados à preparação para o trabalho, almejam estar inseridos no mercado de trabalho, oportunizando assim: renda, trabalho e cidadania. A musicalização é disciplina presente neste currículo para o desenvolvimento de habilidades: organização, seriação, raciocínio lógico- matemático, disciplina, psicomotricidade, socialização, ritmo, contenção, oralidade, sensibilização e conhecimento. Através dela os alunos adquirem acesso ao saber, ao fazer e ao sentir. O trabalho de musicalização, tende a mostrar a leigos nesta área, o desenvolvimento e potencialidades de pessoas iguais com algumas diferenças, exatamente como todos nós. Este trabalho é parte da pesquisa dissertativa: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental” e exprime com grande qualidade o valor da música no processo educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.