As representações sociais dos médicos sobre os tabagistas: uma perspectiva psicossocio-cultural
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2203Palavras-chave:
representações sociais, subjetividade, relação médico e tabagistaResumo
O tabagismo é considerado uma doença crônica através da propaganda e publicidade. É fator de risco para cerca de 50 doenças. Portanto, discuti-la se faz meritório e necessário. Alguns estudos revelam a relação desta doença com a subjetividade. Esta escolha justificasse diante da vivência experiênciada durante prática no Programa Municipal de Controle do Tabagismo, onde evidenciou-se comprometimento na adesão dos usuários ao tratamento a partir da mensagem trazida no discurso médico. Bem como o valor significativo da Teoria das Representações Sociais para este estudo e ainda, a importância do mesmo para a academia e a sociedade. Objetiva-se compreender as representações sociais de tabagistas para profissionais do PSF de diferentes especialidades em Resende no estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de propor uma capacitação específica por meio de um dispositivo auto-instrucional em forma de CD-ROM que possibilite a reformulação do discurso médico diante do tabagismo. Abarcar as representações sociais de tabagismo para médicos e sua relação com a qualidade da comunicação entre médicos e fumantes Daí buscar duas importantes teorias sobre a relação e interação entre a o indivíduo e a sociedade, onde ambos representam a realidade. A primeira diz respeito da psicologia cultural e a outra da Teoria das Representações Sociais. Acredita-se que podemos, após identificação dos elementos que comprometem a relação médico e fumantes, reconstruir as representações sociais destes. Em benefício da cessação do tabagismo. Para dar conta e razão, adotar-se-á as Dimensões Novikoff como desenho de pesquisa, de natureza mista, onde os dados estandardizados serão confrontados com a análise de conteúdo. Este trabalho justifica-se diante da possibilidade de resgate da qualidade da relação médico e tabagista e o alcance da cessação do vício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.