Representações sociais acerca de educação ambiental de graduandos em pedagogia
Palavras-chave:
representações sociais, educação ambiental, formação de professoresResumo
O presente trabalho trata das representações sociais acerca da Educação Ambiental para graduandos de pedagogia. A questão se encerra na articulação entre os aspectos culturais determinados legalmente e sua interpretação, resultante das representações sociais de que nos ensina Moscovici (1979, 2003). Quanto à legislação vigente, considera-se que a Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) delibera sobre a presença do tema E. A. em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e não-formal. Já em relação à teoria de Moscovici, o seu estudo nos permite desvelar o pensamento e seus sentidos como organizadores de práticas cotidianas. Faz-se, portanto, mister o estudo em tela, no âmbito educacional. Ancorar-se-á em Moscovici (2003), Jodelet (2005), Reigota (2004); Duarte (2001) e Facci (2004), entre outros. A discussão permitirá analisar a relação entre legislação e a formação de professores para atuarem frente esta normativa. O estudo, também se justifica, no sentido de que reconhecendo as representações sociais dos graduandos sobre a Educação Ambiental, poder-se-á propor atividades teorico-práticas na sua formação. O objetivo principal deste estudo é compreender qual/quais representações sociais os graduandos do curso de Pedagogia têm acerca de Educação Ambiental. A pesquisa quanti-qualitativa será delineada nas dimensões Novikoff (2010) com coleta de dados por meio de questionário semiestruturados, entrevista com grupo focal e teste de associação livre de palavras (ABRIC, 1999). A análise dos dados sofrerá a análise de conteúdo (FRANCO, 1999) e a estandardização pelo EVOC (2001). Os dados serão apresentados em forma de gráficos e/ou tabelas, bem como descrição de narrativas. Os sujeitos (79) serão eleitos por amostragem aleatória. A pesquisa será realizada em 4 instituições de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Em síntese, perspectiva-se a educação e transformações significativas sobre a Educação Ambiental e sua intervenção para consciência ecológica.
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