Pensamento Matemático-Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3035

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento Matemático, Pensamento Computacional, Pensamento Matemático-Computacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (2002) e as concepções do Pensamento Computacional (2010). A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações. Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, construção da notação e sistema de representações.

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Referências

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

BUSSMANN, Christian James de Castro; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Pensamento Matemático-Computacional. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3035. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3035. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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