Desenvolvimento de experimento com compostagem de resíduos orgânicos sólidos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2120Palabras clave:
resíduos sólidos orgânicos, compostagem, tratamento de resíduosResumen
Em consonância com os problemas ambientais que o Município de Volta Redonda vem enfrentando com a relação à gestão dos seus resíduos sólidos orgânicos urbanos e as diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, o presente trabalho estuda, em escala piloto, soluções técnicas alternativas para o tratamento e destinação final destes resíduos orgânicos através de novas técnicas de compostagem. No estudo foram testadas diferentes técnicas de compostagem de maneira direcionada para os resíduos sólidos orgânicos urbanos quer sejam restos de alimentos, podas ou aparas de vegetais. Adequando-se também as particularidades relativas à disponibilidade de área, logística de transporte, plano diretor e demais aspectos que envolvem a escolha de melhores metodologias de tratamento e disposição final dos resíduos orgânicos por processos aeróbios. No projeto, em conjunto com a COPPE/UFRJ e com apoio da FAPERJ, foram montadas e monitoradas composteiras e leiras na área do campus Três Poços - UniFOA. O pequeno volume de chorume gerado no processo é recirculado nas leiras, sendo benéfico para manutenção da umidade destas de forma a manter uma boa atividade bacteriana. Foram realizadas várias análises de campo para controle do processo de compostagem, tais como umidade, gases emanados (CH4, CO2 e O2) e temperatura nos diversos perfis das leiras. As análises laboratoriais relativas ao monitoramento dos processos de compostagem (pH, SV, ST, CN, TOM, TOC, NKt, N, P, K, Na, Mg) estão em confecção por laboratório especializado na UFRRJ e estudos complementares também estão em realização durante este ano de 2012 na Universidade de Dresden/Alemanha para complementação das alternativas de processo para tratamento dos resíduos orgânicos estudados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.