Simulação computacional utilizando o modelo MPHMTP (UFF-VR) para a determinação da cinética , dos ions de cloreto, envolvida no processo de escoamento de lixiviado de aterro através do solo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2174Palavras-chave:
simulação computacional, MPHMTP, cloretoResumo
O modelamento matemático de fluxos através do subsolo e das águas subterrâneas requer uma descrição detalhada das regiões em termos de mecanismos de transporte, geometria, fluxo e de técnicas numéricas eficientes de simulação, uma vez que a circulação de fluidos no solo rege-se pelas leis gerais da mecânica dos fluídos, conservação da massa, conservação da quantidade de movimento e conservação da energia. O método dos volumes finitos trabalha muito bem com estes problemas tridimensionais, pois utiliza volumes baseados em equações integrais, fazendo com que as imposições de descontinuidade no domínio pareçam ser mais naturais. A conservação do material em cada volume da malha, inerente ao método, é essencial para a resolução de fluxos combinados através de subsolos. O impacto ambiental de aterros sanitários e de depósitos de lixo a céu aberto ocorre em decorrência do contato de íons contaminantes presentes no chorume com o solo. O transporte destes contaminantes é reativo, transiente, multifásico, multicomponente e tridimensional. Para a avaliação deste tipo de impacto, bem como a influência de barreiras naturais e/ou geossintéticas dos aterros sanitários, foi utilizada uma ferramenta de cálculo desenvolvida no PPGEM/EEIMVR/UFF, o modelo MPHMTP (Multi Phase Heat and Mass Transfer Program). Foram realizadas simulações computacionais para a determinação do modelo cinético envolvido no processo de escoamento de lixiviado de aterro através do meio poroso do solo. Para uma melhor calibração dos parâmetros numéricos envolvidos na modelagem e simulação computacional deste processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.