Ensino de cancerologia nos cursos de graduação de enfermagem: análise da produção científica nacional
Palavras-chave:
Ensino, cancerologia, enfermagem, produção científicaResumo
Ensino em Cancerologia na Enfermagem surgiu mediante a prática assistencial, acompanhando a evolução dos atos médicos no tratamento do câncer. Em 1987, durante o 1º Simpósio Brasileiro sobre Educação em Cancerologia, realizado em Brasília na qual se formou a Comissão Nacional para o Ensino de Cancerologia nos Cursos de Graduação em Enfermagem. Mantendo-se em 2º lugar entre as causas de morte no país, cada vez mais confirmando as semelhanças nos padrões de incidência e mortalidade dos países desenvolvidos, o câncer no Brasil, também detém características evolutivas da doença demarcadas pela grande desinformação da população em geral e acesso precário as instituições especializadas. Os profissionais de saúde reconhecem a importância dos diversos tratamentos de câncer, porém, a assistência quimioterápica requer maior atenção dos enfermeiros. Diante desta realidade surge a necessidade da qualificação dos profissionais de saúde desde a Graduação em Enfermagem, para que possam atuar adequadamente perante os anseios e medos dos pacientes durante seu período de tratamento. Este estudo tem como objetivo identificar as produções científicas nacionais sobre ensino de cancerologia na graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, onde adotaremos a revisão integrativa da literatura, segundo o proposto por Ganong, visto que ela contribui no processo de sistematização e análise dos resultados visando à compreensão de um determinado tema a partir de outros estudos independentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.