Análise comparativa da hemoglobina glicada de idosos diabéticos e não diabéticos: efeitos sobre a conduta terapêutica
Palavras-chave:
diabetes mellitus, hemoglobina glicada, tratamentoResumo
Nas últimas três décadas, a população brasileira vem envelhecendo em ritmo acelerado, o que representa um grande desafio para a saúde pública. Em decorrência deste processo de transição demográfica e epidemiológica, o aumento da prevalência do diabetes melitus (DM) tem sido observado. Suas complicações implicam em queda da qualidade de vida dos idosos, além de contribuir de forma significativa para o aumento de consumo de recursos em saúde e também para a mortalidade. DM refere-se a um grupo de distúrbios metabólicos comuns que compartilham o fenótipo da hiperglicemia. É consenso a necessidade da manutenção de um controle glicêmico satisfatório em todos os pacientes, isto é, um grau de controle que previna a sintomatologia aguda e crônica atribuída à hiperglicemia e à hipoglicemia. A dosagem da glicose no sangue não constitui parâmetro eficiente para avaliação do controle da glicemia durante um intervalo de tempo prolongado. Nesse sentido, a dosagem da hemoglobina glicada (HbA1c) tem papel fundamental na monitorização do controle glicêmico em pacientes diabéticos, pois fornece informações acerca do índice retrospectivo da glicose plasmática. A grande vantagem da HbA1c está no fato de não sofrer grandes flutuações e refletir, na realidade, a média ponderada dos níveis glicêmicos de 60 a 90 dias antes do exame, sendo muito útil no diagnóstico e avaliação da conduta terapêutica do DM. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer o perfil glicêmico de idosos diabéticos e não-diabéticos de instituições asilares da cidade de Volta Redonda/RJ, com base na coleta sanguínea e análise laboratorial da concentração de hemoglobina glicada a fim de, através de critérios comparativos, avaliar a eficácia da conduta terapêutica e verificar a adesão ao tratamento. Trata-se de um trabalho vinculado a um Projeto de Iniciação Científica ainda em andamento, possuindo, portanto, apenas resultados preliminares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.