Caracterização mecânica dos compósitos PP reforçados com fibras do bagaço de cana
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2111Palabras clave:
polímero, compósitos, fibras de bagaço de cana-de-açúcarResumen
Nos últimos anos houve a necessidade de desenvolver e comercializar materiais compósitos reforçados com fibras vegetais, devido às questões relacionadas ao impacto ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Desse modo, as empresas passaram a investir na busca de novas tecnologias para o uso desses materiais e a considerar também a variável ambiental em suas estratégias de produção. O emprego das fibras naturais é favorecido devido às suas vantagens tais como, baixas custo, baixa densidade, são provenientes de fontes renováveis, econômicas no consumo energético por meio da redução do peso dos componentes, atóxica, bem como os aspectos ligados à recuperação das matérias primas e o reaproveitamento dos materiais no final do ciclo de vida do produto. A fibra de bagaço de cana apresenta vantagem com relação à abundância e custo, já que é um produto secundário das indústrias açucareiras e usinas de álcool. Portanto, o objetivo desse trabalho foi estudar a modificação química realizadas nas fibras de bagaço de canade-açúcar com solução de hidróxido de sódio e avaliar as propriedades mecânicas dos compósitos de polipropileno (PP) reforçados com as mesmas. Os compósitos (10-30% em massa de reforço) foram obtidos inicialmente a partir da mistura entre o reforço e a matriz no homogeneizador Dryser. Posteriormente, o material foi moído em moinho granulador e injetado em um equipamento para a obtenção de corpos de prova de tração. As propriedades destes materiais foram estudadas por meio dos ensaios normalizados de resistência à tração. Os resultados evidenciaram um aumento na resistência e na rigidez dos compósitos quando comparados ao polímero puro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.