Influência da música no treinamento amador de praticantes de spinning
Palabras clave:
Música. Spinning. Treinamento.Resumen
Esta pesquisa, que se trata de um estudo bibliográfico exploratório de cunho qualitativo, procura investigar a influência da utilização da música nas aulas de Spinning, tanto nos aspectos relacionados ao desempenho físico, quanto aos referentes aspectos socioafetivos. A pertinência desse trabalho está fundamentada na necessidade de exploração dos pressupostos que subsidiam a prática, bem como os treinos de Spinning, pois ao considerar a bibliografia referente à temática abordada, foram encontradas pouquíssimas referências na área. Então, optou-se por primeiro, conceituar o Spinning e seus diversos tipos de treinos. Em seguida, apresentou-se a música como fator interveniente que influencia a atividade física e, por fim, a correlação da música com a performance do esportista amador.
Descargas
Citas
CERVO, Amado Luiz; BREVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
DOMINGUES FILHO, L. A. et al.. Música e o ciclismo indoor: guia teórico prático. 1. ed. Jundiaí: Fontoura Ltda, 2005. Disponível em: <http://www.informaluiz.com.br/por/download/musica_ciclismo_indoor.pdf>. Acesso em: 27/08/2010.
SANTOS, M. O. S. Exercício físico e música: uma relação expressiva. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 122, p. efd122, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd122/exercicio-fisico-e-musica-uma-relacaoexpressiva.htm>. Acesso em: 10/09/2010.
SILVA, R. A. S.; OLIVEIRA, H. B. Prevenção de lesões no ciclismo indoor: uma proposta metodológica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 10, p. 07-18, 2002. Disponível em: <http://www.academiapique.com.br/arquivos/diversos/artigoNyskleiprevenao_de_lesoes_no_ciclismo_indoor-_uma_proposta.PDF >. Acesso: 19/04/2011.
SILVA, R. A. S. ; OLIVEIRA, H. B.; FERNANDES FILHO, J.. Glossário de termos técnicos aplicados ao ciclismo indoor. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 76, p. 01-13, 2004. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd76/indoor.htm>. Acesso em: 13/05/2011.
VALIM-ROGATTO, P. C.; BERGAMASCHI, E.; VOLP, Cátia Mary; DEUTSCH, Silvia. Redução de estresse pelo alongamento: a preferência musical pode influenciar? . Motriz (Rio Claro), Rio Claro, v. 8, n. 2, p. 51-56, 2003. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/08n2/Valim.pdf>. Acesso em: 27/08/2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.