Quadra escolar: que espaço é esse?

Autores/as

  • Danielle Rosa Pedro Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Silvio Henrique Vilela Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Espaço, cultura, quadra escolar

Resumen

Este trabalho procura discutir diferentes atribuições feitas ao espaço da quadra escolar. Primeiramente definimos o espaço em sua dimensão geográfica, posteriormente, associamos o corpo que age nesse espaço através da linguagem de símbolos encontrada nas diferentes culturas. Em outro momento da pesquisa, observamos sistematicamente o espaço de três escolas distintas, utilizando a etnografia como metodologia e o caderno de campo como instrumento de coleta de dados, isto para a interpretação da “teia” de acontecimentos que são produzidos durante a estada dos alunos nesse local. No quadro teórico trabalhamos com dois autores que embasaram a compreensão e discussão da questão do espaço e das ações simbólicas do corpo. Respectivamente Milton Santos e Clifford Geertz. E quando nos detemos nas questões referentes ao currículo oculto da escola, percebemos que técnicas, táticas, valores, culturas, aprendizagens motoras são transmitidas no momento em que as aulas estão sendo realizadas. Porém o que podemos ver também é que esse tão rico espaço contribui para um aluno mais crítico, mais conhecedor da vida social e, conseqüentemente, mais consciente de seu papel na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

PEDRO, Danielle Rosa; VILELA, Silvio Henrique. Quadra escolar: que espaço é esse?. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 24, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1649. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.