O espaço da dança na escola: espetáculo ou educação?
Palavras-chave:
Dança. Linguagem corporal. Educação física escolar.Resumo
A dança possui diversas concepções o que a torna um campo múltiplo e de conceitos divergentes (Neves apud Rangel, 2002), o que nos levou a delimitar a concepção de dança como uma arte que se mostra como “o entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano, que permite exteriorizar um estado latente, pelos jogos dos músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética” (ACHAR, 1998, p. 15). É relevante ressaltar que não se pode deixar de perceber que o aparato físico mencionado emerge nas expressões corporais embebidos de sentimentos e emoções fazendo com que o homem transcenda ao movimento simples, técnico, sem sentido ou significado, pois sofre a influência dos aspectos históricos, sociais e culturais do contexto em que está imerso. A referida influência ocorreu principalmente através do processo de educação e do cilização dos corpos de maneira singular, de acordo com cada espaço e tempo específicos, o que nos permite refletir sobre alguns aspectos: A dança contribui com a escola? A dança é um conteúdo possível de ser utilizado na escola? De que maneira a dança poderia contribuir com a o saber escolástico? Compreender as tendências e as concepções do ensino da dança presentes na literatura específica de educação física escolar nos últimos quinze anos, identificando as concepções de ensino da dança que emergem na educação física escolar. O projeto de pesquisa opta pela metodologia de pesquisa bibliográfica exploratória que se caracteriza pela busca e compreensão dos fenômenos observáveis descrevendo sua estrutura e funcionamento Cruz e Ribeiro (2004).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.