Pedagogia da Práxis e as tecnologias: um caminho para o ensino da Física

Autores/as

  • Vera Lucia Lavrado Cupello Cajazeiras Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1090

Palabras clave:

Ensino de Física, pedagogia da Práxis, Tics

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre uma proposta de ensino de Física, sob o conceito de educação para cidadania, mediada por tecnologias, em especial vídeos e animações. Para tal, nos apoiamos na legislação que rege o ensino no Brasil e suas orientações; na pedagogia da Práxis de Gadotti (2004-2006); e nas experiências de ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias (MORAN, 2000). Como sustentação da proposta, foram elaboradas aulas na perspectiva da práxis pedagógica, com utilização de vídeos e animações. Trabalhamos com alunos da 1ª série de uma escola estadual de ensino médio, localizada no Rio de Janeiro. A proposta propiciou um diálogo entre a experiência prática e a construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBETA, V. B.; YAMAMOTO, I. Simulações de Experiências como Ferramentas de Demonstração Virtual em Aulas de Teoria de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo: FAPESP, vol 23, no. 2, jun. 2001, p. 215-225.

BRASIL. Lei 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, dez.1996.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

CAMILETTI, G.; FERRACIOLI, L. A utilização da Modelagem computacional Quantitativa no Aprendizado Exploratório da Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Santa Catarina: UFSC, vol. 18, no. 2, ago. 2001, p. 214-228.

GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis: A Escola Como Projeto Sócio-Cultural. São Paulo: Cortez, 2004.

GUERRINI, I. M. et al. Utilizando Tecnologia Computacional na Análise Quantitativa de Movimentos: Uma Atividade para Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo: FAPESP, vol 24, no. 2, jun. 2002, p. 97-102.

MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.

MEDEIROS, A. e MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Rev. Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.24, n.2, p.77-86, jun.2002.

MORAN, J. M. O vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação e Educação, n.2, p.27-35. Editora Moderna, jan./abr. 1995.

ROSA, P. R. da S. O uso dos Recursos Audiovisuais e o Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Santa Catarina: UFSC, vol. 17, no. 1, abr. 2000, p. 33-49.

Publicado

2017-03-28

Cómo citar

CAJAZEIRAS, Vera Lucia Lavrado Cupello; NOVIKOFF, Cristina. Pedagogia da Práxis e as tecnologias: um caminho para o ensino da Física. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 18, p. 55–61, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n18.1090. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1090. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.