Aprendizagem Baseada Em Problemas: O Mito E A Realidade
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1028Palabras clave:
métodos, educação médica, aprendizadoResumen
Os autores avaliam de forma crítica, aspectos da chegada ao Brasil deste novo método de ensino nas escolas médicas. Comentam aspectos relacionados à sua implantação e analisam os resultados disponíveis na literatura sobre as avaliações do processo de ensino e das reais qualidades desta nova metodologia.Descargas
Citas
ALTMANN, H. Influência do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa São Paulo, 2002; 28(1): 77-89.
BARROS, N.F. LOURENÇO, L.C.A. O ensino da saúde coletiva no método ABP: Experiência na faculdade de medicina de Marília.Rev Bras Educ Méd, 2006; 30(3)136-46.
BERKSON, L. PBL: have the expectations been met Acad Med,1993; 10:S79-S88.
CARRERO, E. et al.Comparison and lecture-based approach and PBL for teaching pré-anaesthetic assessment.
Disponível em www.journals.cambridge.org. Acessado em 17/09/07.
FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. Internato Rural. Histórico, 2007.
Disponível em: www.ufmg.br/internatoruralhistorico.htm. Acessado em 16/09/07.
FANTASIA, R. Receita Americana para a reprodução da elite. Le monde diplomatique Brasil, 2004.
Disponível em ww.diplo.uol.com.br/imprima1020. Acessado em 09/11/07.
FEUERWERKER, L. Além do discurso da mudança na educação médica.São Paulo: Hucitec, 2002.
GLEW, R.H. The problem with PBL in medical education. BAMBED, 2003;31(1):52-6.
GOLDHABER, S.Z. Harvard reverts to tradition.Science,1973;181:1027-32.
JORNAL ELETRÔNICO DO CREMESP. Entrevista com o professor Antonio Carlos Lopes: Sem preceptor não há residência, 2007; 236-4.
Disponível em www.cremesp.com.br. Acesso em 18/09/07.
KOMATSU, R.S. et al. Aprendizagem baseada em problemas. Im: Marcondes E Gonçalves EL.Educação Médica.São Paulo: Sarvier,1998.
KWIZERA, E.N. and IMPUTO, J.E. The impact of PBL/CBE in the cognitive function of UNITRA medical students, 2003.
Disponível em www.cochrane.org/colloquia/capetown.PB03.html. Acessado em 16/09/07.
MORAES, I.N. Reciclagem de idéias.Vascular In, 2007; 19(5): 20-22.
NEWFIELD, C. A crise na universidade americana, o desmonte do ideal democrático. Le monde diplomatique Brasil, 2007.
Disponível em: www.diplo.uol.com.br/imprima1899. Acessado em 02/11/07.
PORTO, C.C. Exame Clínico.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
RAW, I. Reformulação do ensino médico: A faculdade de medicina e a USP. Disponível em www.F:medicina.usp.htm. Acessado em 18/09/07.
SALGADO, J.A. Depoimentos ao Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG. 1997.Disponível em: www.ufmg.br/memória. Acessado em 22/09/07.
SCHARTZMAN, S. Brazil: opportunity and crisis in higher education. Higher Education,1998;17(1):1-25.
SILVA JUNIOR, J.R. Pragmatismo e populismo na educação superior. São Paulo: Xamã,2005.
SMITS, P.B.A. PBL in continuing medical education: a review of controlled evaluation studies. BMJ, 2006; 324:153-55.
VOLTARELLI, JC. Mitos do ensino médico. Medicina Ribeirão Preto. 1998; 31(2): Editorial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.