Planejamento Familiar Em Três Poços, Volta Redonda, Estado Do Rio De Janeiro, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n1esp.1206Palavras-chave:
planejamento familiar, anticoncepção, Programa de Saúde da Família.Resumo
Foi realizado um estudo quantitativo no Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Três Poços, na cidade de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, visando avaliar a aceitabilidade da anticoncepção entre os usuários, de acordo com a percepção dos participantes, facilitadores e barreiras para a utilização dos diferentes métodos existentes. Após levantamentos e análises de fichas do programa de planejamento familiar do PSF, constatou-se que os participantes manifestaram-se francamente favoráveis à disseminação da informação, provisão e uso da anticoncepção. Constatou-se que ainda existem barreiras significativas à aceitação pela comunidade de Três Poços em relação ao uso dos diversos métodos de anticoncepção preconizados no Brasil. Os métodos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita e universal para os usuários. É essencial que os profissionais de saúde sejam capacitados para proverem informações e incentivarem o planejamento familiar.
Downloads
Referências
STEPHAN-SOUZA, A. I. Relendo a Política de Contracepção: O Olhar de um Profissional Sobre o Cotidiano das Unidades Públicas de Saúde. Cad. Saúde PúblIca., Rio de Janeiro, II (3): 408-424, 1995.
TAVARES, L.S.; LEITE, I. C.; TELLES, F.S.P. Necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais no Brasil Rev. Bras. Epidemiol.,.10(2):123-32, 2007.
IBGE - Censo Demográfico 2000 Nupcialidade e fecundidade. Disponível em: URL: http://www.ibge.gov.br Acessado em 15 de janeiro de 2008.
Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM). Comportamento reprodutivo e Sexual da População Masculina. Rio de Janeiro: BEMFAM, 1999.
SCHIAVO, MR. Síndrome do Machismo e Planejamento Familiar na América Latina. Série de publicações técnicas. Rio de Janeiro (RJ): Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil, nº 11, 1987.
KALCKMANN, S. A. Dinâmica de Uso do Diafragma como Método Contraceptivo entre Usuárias de Serviços Públicos. São Paulo: USP, 1995. Dissertação de Mestrado, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1995.
PERPÉTUO, I.; AGUIRRE, M.A.C. O papel da esterilização feminina nos diferenciais sócio-econômicos do declínio da fecundidade no Brasil. In: Anais do 11° Encontro Nacional de Estudos Populacionais; 1998; Caxambu. Minas Gerais: ABEP; 1998.
Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. 4 ed. Brasília, 2002.
GALASTRO, E.P. Concepção do planejamento familiar na visão dos homens e dos profissionais que vivenciam. Belo Horizonte: UFMG, 1997. Dissertação de Mestrado, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.
LEITE, I.C. Descontinuação de métodos anticoncepcionais no Nordeste do Brasil, 1986-1991. Caderno de Saúde Pública, 19:10005-16, 2003.
-WEREBE, MJG. Sexualidade e população, crescimento demográfico e planejamento familiar. Ciência e Cultura, 37(11): 1805-14, 1985.
Área de Saúde do Adolescente e do Jovem, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Marco legal: saúde, um direito de adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.