Obesidade em foco: levantamento quantitativo de artigos que a discutem
Palavras-chave:
Educação física. Obesidade. Periódico.Resumo
A obesidade desperta atenção em função de agravos que provoca sobre a saúde da população por ela acometida em nível nacional e também no exterior. A ocorrência de obesidade já na infância é um indicador de complicações futuras para crianças obesas com tendência à continuar obesos em sua trajetória de vida. O problema central deste trabalho foi analisar em um periódico da área de Educação Física quantos artigos sobre obesidade foram publicados entre 1999 a 2010 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME) publicação de Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício. Operacionalmente o objetivo foi confrontar a quantidade de trabalhos publicados neste periódico com outros estudos que tratam a questão da obesidade buscando identificar o tratamento que o tema recebe em ambos os conjuntos de fontes. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica. Foram examinados 648 artigos. Também foram consultadas outras 26 obras. Os resultados mostraram que: Em relação direta com nosso objetivo central encontramos 69 artigos sobre obesidade em um total de 648 trabalhos publicados no periódico escolhido para estudo; - Entre todos os trabalhos sobre obesidade publicados fica clara a relevância atribuída em estudos sobre obesidade; – A relevância aqui referida se dá em função dos agravos que a obesidade impõe para população, sobretudo em sua relação no contexto das estatísticas de doenças, limitações funcioniais e/ou óbitos, além de custos impostos por tais agravos; - A etiopatogenia da obesidade é fato mundialmente documentado na literatura especializada. Nosso estudo confirma tal constatação; e - A continuidade de estudos nesse campo permanece válida, a variabilidade biológica humana, outras e novas questões eco-ambientais e a necessidade de atualização em estudos epidemiológicos reforçam essa posição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.