Inclusive education as a human right
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.5056Keywords:
inclusive education, human right, people with disabilitiesAbstract
This article addresses inclusive education as a human right. It is part of the Brazilian context of recognition and violation of the right to inclusive education for people with disabilities, marked by a historical trajectory of accumulations and advances in the debate, but also by threats that affect human rights and citizenship. Therefore, the question arises: to what extent inclusive education is guaranteed as a human right. As a hypothesis, it is understood that to the extent that education is marked as exclusionary and segregationist, it distances itself from the critical conception of human rights and deepens inequalities. The general objective of the article is to understand the foundations of inclusive education as a human right, the specific ones being: 1) describing the historical-legal changes in inclusive education; and 2) critically understand the concept and possibilities of inclusive education as a human right, associated with the citizenship of people with disabilities. Methodologically, bibliographical research is used, with a literature review of authors who address the topic of inclusive education, as well as human rights and socio-educational security.
Downloads
References
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e democracia. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 33, p. 5-16, Aug. 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 64451994000200002>. Acesso em: 28 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200002
BOOTH, Tony. AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE). 2011. Disponível em: <https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2020/05/index-para-a-inclusao.pdf>. Acesso em: 24 de março de 2024
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. em: 19 abr. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Res. CNE/CEB nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionaisde-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n13-005-2014>. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Inclusiva: direito à Diversidade. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pnaes/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17434-programa-educacao-inclusiva-direito-a-diversidade-novo>. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file>. em: 19 abr. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Escola. Brasília, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/137-programas-e-acoes-1921564125/pde-plano-de-desenvolvimento-da-educacao-102000926/176-apresentacao#:~:text=O%20Plano%20de%20Desenvolvimento%20da,um%20ambiente%20em%20constante%20mudan%C3%A7a.>. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000200008
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionaisde-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n13-005-2014>. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. em: 28 mar. 2024. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Diário Oficial da União, 2020. Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. DECRETO Nº 99.710, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm>. Acesso em: 24 de abril de 2024
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 751. Relator: Ministro Dias Toffoli. Brasília, 6 de outubro de 2020. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=6021086>. Acesso em: 20 março 2024.
BRUZACA, Ruan Didier; SILVA, Nikson Daniel Souza da. Segurança socioeducativa como direito humano. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4458. Acesso em: 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4458
DONNELLY, Jack. International Human Rights: A Regime Analysis. In: International organization. Massachussetts lnstitute of Technology. Vol. 40, No. 3. Summer. 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/S0020818300027296
DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo. Unisinos, 2009.
GABURRI, Fernando. Primeiras linhas sobre o decreto 10.502, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Ampid, out. 2020. Disponível em: <https://ampid.org.br/site2020/politica-nacional-de-educacao-especial-equitativa-inclusiva-e-com-aprendizadoao-longo-da-vida/#:~:text=Se%20a%20t%C3%B4nica%20da%20LBIprinc%C3%ADpio%20da%20veda%C3%A7%C3%A3o%20de%20retrocesso%2C>. Acesso em: 24 de março de 2024.
GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão - Revista da Educação Especial, p. 35-39, out. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf>. Acesso em: 24 de março de 2024
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 [Kindle Version].
LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
MAZZOTTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
OEA. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala, 1999. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/pfdc/temas/legislacao/pessoadeficiencia/docs/convencao_interamericana_dec_1973.pdf. Acesso em: 28 de março de 2024.
PLAISANCE, Eric. Da Educação Especial à Educação Inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Educação, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 230-238, maio/ago. 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/848/84842555009.pdf>. Acesso em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20049
ROCHA, Luiz Renato Martins da; MENDES, Eniceia Gonçalves; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117585, 2021. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092021000100115&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17585.050
ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43213. Acesso em: 28 de março de 2024.
SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Inclusão: Revista da Educação Especial. Ano I. nº 01. outubro/2005. Brasília: MEC/SEESP
SANTOS, Lucirino Fernandes. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO À CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.4, n.04, set./dez. - 2020, p.125- 142. PUBLICAÇÃO CONTÍNUA - 2020
SILVA NETO, Antenor de Oliveira et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf>. Acesso em 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X24091
SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
SOUZA, Diego Tavares de. História da educação das pessoas com deficiência: aspectos históricos e políticos. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2021/TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID563_12092021102205.pdf>. nov. 2021. Acesso em: 24 apr. 2024
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 15 set. 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.