O conceito de “Vida Humana” e as novas biotecnologias da reprodução: analisando um rede de controvérsias
Resumo
As novas práticas biotecnológicas parecem ser radicais agentes a instabilizar aquilo qu entendemos por vida humana. Diversos são os autores que apontam tais processos com artificialização a desvirtuar o humano. Essas perspectivas parecem ancoradas em um concepção de tecnociência e humanidade como polaridades estanques. Diferentement entendemos tal atualidade como intensa controvérsia onde a natureza do que chamamo “humano” está em jogo. O conceito de redes sociotécnicas parece bastante fértil n abordagem de tal quadro. Nestas, um fato é sempre produzido coletivamente e o foco do estudos deve estar nas mediações que produzem os ordenamentos. Nenhuma solidez priori. Humanidade, assim, pode ser entendida como um fato sendo re-constituíd incessantemente em meio aos agenciamentos.Objetivamos, portanto, estudar o conceit “vida humana”, diante das novas biotecnologias da reprodução, por meio de u rastreamento de rede – onde, nas controvérsias a envolver tais tecnologias, os diverso agentes humanos e não-humanos, constroem a “humanidade”. Propomos a utilização d Análise da Controvérsia, explorando-a como uma alternativa metodológica para trabalho com redes. Como lugar de visibilidade, optamos pelo rastreamento de tai controvérsias na mídia on-line e observação das traduções de cada agente na rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.