Juros dos empréstimos de mútuo feneratício - o discurso jurídico e a realidade econômica
Resumo
O projeto reside na análise dos juros remuneratórios que incidem sobre os contratos de mútuo bancário. Sua finalidade consiste em compreender o continuum comunicativo existente entre o subsistema jurídico e o subsistema econômico, uma vez que cada u desses subsistemas possui uma racionalidade própria a respeito de como os juros deve ser estipulados, gerando duas realidades discursivas sobre o mesmo problema. Para tanto, a pesquisa centra-se sobre a legislação concernente a regulação dos juro uma pesquisa jurisprudencial para compreender a realidade jurídica do problema e, po fim, nos relatórios do Banco Central do Brasil. Neste último, a vertente político-econômic está apoiada sobre um programa econômico do governo brasileiro que teve início e 1999 - juros e spread bancário no Brasil. O Projeto tem como finalidade não apena compreender a realidade acerca dos juros, mas também, tentar responder como o Pode Judiciário poder intervir nas relações de mútuo bancário através de sua racionalidade(lícito/ilícito), ao mesmo tempo sem ferir a lógica (racionalidade) do sistem econômico-financeiro (ter/não-ter ou lucro/prejuízo). Neste ponto, buscamos construi uma teoria da justiça a partir das comunicações. Nosso trabalho consistirá no levantamento de dados e de análises. Os dados serã colhidos via internet através das páginas eletrônicas dos Tribunais do centro-sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.