História Política e a “Nova História”: um breve acerto de contas.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1057Keywords:
História política Annales Historiografia.Abstract
O estudo aqui exposto traz uma reflexão sobre a história política mais detalhadamente sobre seu processo de renovação, juntamente com a renovada historiografia proposta melo movimento dos Annales, durante o século XIX na França. A história política hoje se faz um campo aberto, é difícil – e este nem é nosso interesse – de delimitar seu campo de atuação, sua área fronteiriça. Porém, o que se mostra no presente, como uma característica dos métodos e objetos da história política não era nem de longe um traço em seu modo de discutir e demonstrar o conhecimento histórico. Cabe, então, várias perguntas, mas uma delas torna-se mais pertinente: como entender essa nova história política? O presente artigo pretende contribuir para o debate historiográfico em torno da história política.Downloads
References
BERSTEIN, Serge. Culturas políticas e historiografia. In: AZEVEDO, Cecília (Org.). Cultura política, memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p. 29-46.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1990.
GOMES, Ângela de Castro. Política: história, ciência, cultura etc. Revista Estudos históricos, Rio de Janeiro, n. 17, v. 9, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2011.
FALCON, Francisco. História e poder. In: CARDOSO, Ciro Flamarion (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 61-89.
LE GOFF, Jacques. A política sera ainda a ossatura da história? In: ________. O maravilhoso e o quotidiano no Ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1990. p. 221-242.
________. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
REIS, José Carlos. A história, entre a filosofia e a ciência. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RÉMOND, René. Uma história presente. In: ________ (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 13-36.
RÉMOND, René. Do político. In: ________ (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 441-454.
WINOCK, Michel. As ideias políticas. In: RÉMOND, René. (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 271-294.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.