Práticas corporais, ginástica feminina e educação (Valença 1950)
Palavras-chave:
Códigos de civilidade, Colégio Sagrado Coração de Jesus. história da educação físicaResumo
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, situado no município de Valença, na década de 1950, constituía-se de um corpo discente feminino, o que acarretou uma diversidade de práticas educativas que influenciaram os códigos de civilidade no cotidiano da instituição: condutas de sexualidade, religião, vestimenta, dentre outros. Como estes códigos emergiram nas aulas de Educação Física? Quais os métodos de controle corporal utilizados? Diante do referido contexto, a pesquisa tem como intenção compreender as práticas corporais que emergiram das ações pedagógicas no Colégio Sagrado Coração de Jesus, interferindo nos gestos e códigos de civilidade das alunas da referida instituição. O arcabouço teórico-metodológico do estudo estruturou-se na junção de dois paradigmas que se entreteceram: o paradigma indiciário e a semiologia. O entrelaçamento possibilitou encontrar tessituras importantes para a produção histórica do tempo/espaço estudado. A opção ocorreu devido a dois aspectos que emergem no\do corpus documental utilizado: Primeiro, a fonte oral, que nos permitirá questionar, duvidar e talvez produzir outros possíveis conhecimentos sobre a instituição e suas práticas pedagógicas. O depoimento oral, ainda nos possibilitará a aproximação com a realidade estudada, pois toda fonte histórica derivada da percepção humana é subjetiva, mas apenas a história oral permite-nos desafiar essa subjetividade. Segundo aspecto é o material iconográfico, onde deve se considerar a fotografia simultaneamente, como imagem / documento e como imagem / monumento, onde no primeiro considera-se a fotografia como índice, marca de uma materialidade passada, na qual objetos, pessoas, lugares, nos informam sobre determinados aspectos desse passado (condições de vida, moda, infra-estrutura urbana e rural, condições de trabalho etc.) e no segundo a fotografia é um símbolo, aquilo que no passado, a sociedade estabeleceu como única imagem a ser perenizada para o futuro, sem esquecer que todo documento é monumento, se a fotografia informa, ela também conforma determinada visão de mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.