Representação feminina nas animações “O laboratório de Dexter” e “Johnny Test”

uma análise discursiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.4803

Palabras clave:

Desenho animado, feminino, discurso patriarcal, imaginário

Resumen

Tendo como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Materialista, o objetivo da pesquisa consistiu em contribuir para os estudos sobre o imaginário construído para o feminino sob o pano de fundo da ciência. A partir do recorte de cenas extraídas dos desenhos Laboratório de Dexter e Johnny Test, buscamos compreender como os desenhos animados infantis representam imaginariamente o gênero feminino na relação com a ciência. Para isso, mobilizamos as noções de imaginário, discurso e formação discursiva Como resultado, a análise permitiu compreender que, embora haja uma tendência à estereotipia da mulher, desqualificando-a do contexto científico, há momentos de deslocamentos que agitam as redes de filiações históricas, permitindo outros sentidos para o feminino.

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Biografía del autor/a

Isabela Dorigatti Nery , Universidade Federal de São Carlos

Aluna do curso de Administração da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. 

Ilka de Oliveira Mota, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Linguística e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada III da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. Além disso, tem atuado como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas.

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Publicado

2024-03-21

Cómo citar

DORIGATTI NERY , Isabela; DE OLIVEIRA MOTA, Ilka. Representação feminina nas animações “O laboratório de Dexter” e “Johnny Test”: uma análise discursiva. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 19, n. 54, p. 1–14, 2024. DOI: 10.47385/cadunifoa.v19.n54.4803. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/4803. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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