Padrão do consumo de álcool entre alunos de medicina do UniFOA
Palavras-chave:
Dependência alcoólica, prevenção, questionário álcoolResumo
A população jovem, em particular de universitários, parece ser muito vulnerável ao consumo excessivo de álcool, incluindo os de medicina. São vários os fatores que podem contribuir para esta maior vulnerabilidade durante o curso, incluindo os socioambientais, a fácil obtenção, o baixo custo e a modelagem social, que, quando somados, favorecem o estudante a adquirir o hábito de beber de forma a se intoxicar, com prejuízos físicos e mentais. A preocupação em detectar o uso de álcool em graduandos de medicina é ainda maior devido ao risco que tal uso e atitudes daí decorrentes, poderão interferir no futuro desempenho profissional. Outro problema não menos importante é a possibilidade de o futuro médico tornar-se dependente do álcool. Foi então elaborado um projeto, submetido ao Comitê de Ética, sendo usado um questionário autoaplicável (AUDIT – Alcohol Use Disorders Identification Test), já validado e proposto pela OMS. O AUDIT é formado por 10 questões que abordam sucintamente o padrão de consumo de álcool do entrevistado, dizendo respeito à frequência de consumo, quantidade habitualmente consumida, frequência de consumo pesado, consumo descontrolado, valorização atribuída à bebida, consumo pela manhã, sensação de culpa após beber, blackouts, injúrias relacionadas ao álcool e existência de preocupação em relação ao consumo. O estudo foi realizado transversalmente por graduandos do curso de medicina, num total 177, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino. Estavam divididos em 53,1% (94) do ciclo básico e 46,9% (83) do ciclo clínico. Resultados: os resultados demonstraram números preocupantes, com 29,3% das mulheres fazendo uso problemático do álcool, sendo que esta percentagem sobe para 66,3% dos alunos do sexo masculino. Os grupos considerados como de maior risco foram aqueles que moram sem familiares e os indivíduos do sexo masculino. Estudos posteriores são recomendados para avaliar outros fatores, assim como ficou claro para os pesquisadores a importância de se implantar uma política preventiva do uso e da dependência alcoólica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.