Psicopedagogia educacional e as crianças com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3947Palabras clave:
Psicopedagogia Educacional, Síndrome de Down, Ensino Colaborativo, AprendizagemResumen
Este artigo tem como tema a Psicopedagogia Educacional voltada ao atendimento de crianças com Síndrome de Down e aborda dificuldades encontradas por muitos profissionais da educação, principalmente docentes e coordenadores pedagógicos de escolas públicas, para lidarem com problemas de aprendizagem comuns a este público. Objetiva contribuir para que o professor possa transformar sua concepção sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças com base no apoio que estratégias psicopedagógicas, aliadas ao trabalho colaborativo, podem demandar na superação de dificuldades da prática pedagógica. O suporte da Psicopedagogia Educacional ao trabalho pedagógico voltado ao acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças, tem possibilidades efetivas de transformar a prática educativa observada nesses contextos de inclusão, induzindo melhorias nas aprendizagens das crianças e no desenvolvimento profissional dos educadores.
Descargas
Citas
BASSANI, C.S. A Síndrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo, 2012. Disponível em http://www.pixfolio.com.br/arq/1401280042.pdf. Acesso em 22/08/2021.
CAPISTRANO, L.L.M. O processo de construção da identidade do adolescente com síndrome de Down no atendimento psicopedagógico. Revista Macambira – Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidade e Desenvolvimento Territorial. ISSN: 2594-4754. Bahia, 2020. Disponível em http://www.revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/507/441. Acesso em 31/08/2021.
DAMIANI, M.F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 25/08/2021.
FIGUEIREDO, G.F. A importância do psicopedagogo na inclusão do portador de síndrome de Down na rede de ensino público do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k215804.pdf. Acesso em 25/08/2021.
GONÇALVES, M. O que é psicopedagogia e como ela pode auxiliar as crianças. São Paulo, 2021. Disponível em https://www.ninhosdobrasil.com.br/o-que-e-a-psicopedagogia-e-como-ela-pode-auxiliar-as-criancas?gclid=EAIaIQobChMI6vDmqq_h8gIVjw6RCh0PoAvPEAMYASAAEgI2uPD_BwE. Acesso em 02/09/2021.
LUIZ, F.M.R.; NASCIMENTO, L.C. Inclusão escolar de crianças com síndrome de down: experiências contadas pelas famílias. Relato de Pesquisa. Revista Brasileira Educ. Esp. 18 (1) Mar. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/GBtH7zpyFNMqns6kPPMS5PB/?lang=pt. Acesso em 24/08/2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100009
MARANI, A.; RIBEIRO, M.A.; FANTACINI, R.A.F. A importância do ensino colaborativo para o aluno com deficiência intelectual. Revista Educação, Batatais, v. 9, n. 1, p.11-27, jan/jun 2019. Disponível em https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com. Acesso em 01/09/2021.
PATERRA, M.T.G.; RODRIGUES, S.C. Atuação do psicopedagogo nos diversos e complexos contextos de dificuldades de aprendizagem nas instituições escolares. Revista Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 4, número 14, junho de 2014, Paraíba. Disponível em http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509155753.pdf. Acesso em 31/08/2021.
RIBEIRO, A.A. Ações do psicopedagogo junto a alunos com síndrome de Down. Revista Revela, Ano VIII – Nº XVIII – Jul/2015 – ISSN 1982-646x. Disponível em http://www.fals.com.br/revela/revela026/ed18/andreia_ribeiro.doc.pdf. Acesso em 22/08/2021.
RODRIGUES, E.A.S.; AMBRÓSIO, M.S. Estratégias usadas para alunos com síndrome de Down. Uberlândia, 2015. Disponível em http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/estrategias_de_aprendizagem_usadas_para_alunos_com_sindrome_de_down.pdf. Acesso em 2021.
SANTOS, A.M.G. Ação do psicopedagogo na aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Revista Eletrônica – FABE. Bertioga, 2017. Disponível em http://fabeemrevista.com.br/material/vol7/03.pdf. Acesso em 22/08/2021.
SILVA, D.L. O diagnóstico psicopedagógico clínico: estudo de caso de uma criança com síndrome de Down. Revista Ideias & Inovação. Aracaju, v. 4, n.2 p.103-114. Maio/2018. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5615/2835. Acesso em 27/08/2021.
SOUSA, D.R.; SILVA, R.N.; FANCINI, R.A.F. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Revista Educação, Batatais, v. 6, n. 3, jul./dez. 2016. Disponível em https://intranet.redeclaretiano.edu.br› download. Acesso em 02/09/2021.
TEIXEIRA, C.T. A atuação psicopedagógica na instituição escolar em colaboração a gestão educacional. EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2015. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20002_9371.pdf. Acesso em 24/08/2021.
TRINDADE, C.M.T.; CERQUEIRA, A.B.S. O psicopedagogo e sua intervenção na aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Revista Portal e Educação, 2013. São Paulo. Disponível em https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-psicopedagogo-e-sua-intervencao-na-aprendizagem-de-alunos-com-sindrome-de-down/30041#. Acesso em 22/08/2021.
VAZ, S. A importância do psicopedagogo na estimulação de crianças com síndrome de Down de 1 a 6 anos de idade. Paraná, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/332245718_A_IMPORTANCIA_DO_PSICOPEDAGOGO_NA_ESTIMULACAO_DE_CRIANCAS_COM_SINDROME_DE_DOWN_DE_1_A_6_ANOS_DE_IDADE. Acesso em 31/08/2021.
VILARONGA, C.A.R.; MENDES, E.G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Ver. bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 139-151, jan./abr. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/?lang=pt&format=pdf. A DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.