Estudo sobre as possíveis relações entre o karatê e a agressividade
Palavras-chave:
Karatê, agressividade, relaçõesResumo
Os professores de Karatê, na maioria das vezes por desconhecerem os fatores que causam uma notória agressividade de seu aluno, acabam por contribuir para sua acentuação. Diante disso, podemos contemplar cada vez mais os reflexos em adultos atuando com agressividade excessiva, violência e diversos outros comportamentos tidos como nocivos à sociedade. O presente estudo objetiva analisar possíveis relações entre a prática do Karatê e o possível comportamento agressivo por parte de alguns de seus praticantes. Pretende também investigar as linhas teóricas do Karatê, seu histórico, ensino, conceitos e as suas abordagens gerais. Para a realização deste trabalho, a metodologia empregada baseou-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Almeida (2008), Santos (2005), Lages & Gonçalves Junior (2007), Samulsky (1992), entre outros que abordam a questão da prática do Karatê que, mesmo apontando uma possível relação com o comportamento agressivo, é valorizada como uma proposta que pode propiciar, por meio de suas peculiaridades, a socialização e o desenvolvimento das relações interpessoais de seus praticantes. Considerando que existem possíveis relações entre a prática do Karatê por crianças e adolescentes e o comportamento algumas vezes agressivo apresentado pelos mesmos, a elaboração deste estudo justifica-se pela relevância de investigações relacionadas às linhas teóricas do Karatê, aos aspectos culturais associados à agressividade e à contribuição que os seus resultados possam vir a apresentar aos profissionais ligados ao processo de ensino e aprendizagem desta arte marcial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.