Fenômenos químicos e físicos: uma prática experimental com o 4º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3780Palabras clave:
Química, Ensino de Química, Experimentação, Ensino Fundamental I.Resumen
A presente pesquisa objetiva analisar as contribuições de uma prática experimental sobre os fenômenos químicos e físicos, realizada com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública localizada no Município de Ibirité (MG). Este estudo é caracterizado por uma abordagem quali-quantitativa, sendo que os dados obtidos resultam da observação e de um questionário respondido pelos estudantes participantes. A análise dos dados demonstra que cerca de 70% dos discentes conseguiram identificar de maneira correta os experimentos realizados como sendo fenômenos de ordem química ou física. Porém, quando solicitamos que classificassem os experimentos conforme seu caráter (químico ou físico), a porcentagem de acertos caiu para aproximadamente 50%. Esse resultado demonstra, possivelmente, uma dificuldade na compreensão de parte do instrumento avaliativo usado. Entretanto, a participação dos discentes e as discussões realizadas com a turma indicam que a metodologia usada pode ser considerada uma ferramenta eficiente para o ensino do conteúdo de fenômenos químicos e físico.Descargas
Citas
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25
BIZZIO, Nelio. Ciência: fácil ou difícil? 1ª ed. São Paulo: Biruta, 2009. pp. 94-95.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Competências e habilidades de Ciências no 4º ano do Ensino Fundamental. Brasília: MEC: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 01 jul. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+, Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf >. Acesso 28 jun. 2021.
BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1978. Apud MORI, R. C.; CURVELO, A. A. da S. Química no Ensino de Ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos. Revista Ciência e Educação, Bauru, 2014, v 20, n 1.
CASTRO, B. J. de; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 6, n. 2, 2011. pp. 25-37.
DOS SANTOS, L. R.; DE MENEZES, J. A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.
FURLANI, C.; OLIVEIRA, T. B. O ensino de Ciências e Biologia e as metodologias ativas: o que a BNCC apresenta nesse contexto? VI Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, Universidade Sagrado Coração, Bauru, 2018.
GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico ANPAE, v. 28, n. 1, 2012.
LÔBO, S. O trabalho experimental no ensino de Química. Revista Química Nova, São Paulo, v 35, n 2, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000200035
MALDANER, O. A.; PIEDADE, M. do C. T. Repensando a Química. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v 1, n 1, maio, 1995.
MENDONÇA, A. M. G. D.; PEREIRA, D. de L. Ensino de Química: Realidade docente e a importância da experimentação para o processo de aprendizagem. Anais do V ENID (Encontro de Iniciação à Docência da UEPB), Paraíba, Universidade do Estado da Paraíba, 2015.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. da S. Química no Ensino de Ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos. Revista Ciência e Educação, Bauru, v 20, n 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010015
MORTIMER, E. F.; MIRANDA, L. C. Transformações: concepções de estudantes sobre reações químicas. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v 2, n 2, novembro, 1995.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Porto Alegre, 2016.
SILVA, M. V. G.; HUSSEIN, F. R. G. S. O uso de fotografias para avaliação da aprendizagem dos conceitos de fenômenos físicos e reações químicas. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.
SUSSMAN, Art. Guia do Dr. Art para a ciência: interligando átomos, galáxias e tudo mais para uma compreensão divertida da vida e do universo. São Paulo: Cultrix, 1ª ed. 2008. pp. 55-69.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.