Desenvolvimento do grupo de atendimento nutricional “Alimentação saudável e qualidade de vida” com pacientes do ambulatório de nutrição do UniFOA
Palavras-chave:
Educação nutricional, obesidade, qualidade de vidaResumo
O excesso de gordura corporal está, frequentemente, associado às alterações metabólicas e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias. Este aumento reforça o papel fundamental que a educação nutricional tem na prevenção e no tratamento destas enfermidades. O tratamento em grupo mostra-se através de relatos científicos, benéfico no que diz respeito à melhora da auto-estima, percepção dos fatores ambientais etiológicos para o desenvolvimento do excesso de peso, na reeducação alimentar e na manutenção da perda ponderal duradoura. Este estudo tem como objetivo avaliar as mudanças nos hábitos alimentares e na composição corporal de participantes de um grupo de atendimento nutricional do ambulatório de nutrição do UniFOA. Os pacientes foram avaliados nutricionalmente a partir de parâmetros antropométricos (peso, altura, circunferência do Braço, circunferência da cintura, prega cutânea triciptal e gordura corporal) e dietéticos (recordatório de 24 horas e frequência alimentar) a partir do preenchimento de uma ananmese nutricional. Na primeira consulta os pacientes receberam dieta individualizada e as consultas de retorno foram agendadas para os meses subsequentes para o desenvolvimento do grupo de apoio nutricional. A cada encontro mensal, as medidas antropométricas foram verificadas para definir o perfil nutricional desses pacientes, tanto no início quanto ao longo do projeto e foram desenvolvidas dinâmicas sobre como os pacientes relacionavam alimentos com sentimentos, controle de ansiedade e diminuição dos episódios compulsivos, mudanças nos cardápios: fracionamento de refeições, maior inclusão de alimentos saudáveis: frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras; leitura de rótulos, diferenciação de alimentos diet e tradicionais; aumento da ingestão de água, início e manutenção da prática de atividade física, etc. Os resultados encontram-se em fase de tabulação e análise estatística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.