Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249Palabras clave:
Ensino Fundamental. Matemática. Preservação Ambiental.Resumen
No intento de consolidar as relações entre o ensino de Matemática e a preservação ambiental, o presente artigo considera os aportes legais e pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as delimitações da disciplina Matemática para essa etapa da Educação Básica, os conceitos e práticas atuais de educação ambiental e as relações possíveis entre o ensino de Matemática e a educação ambiental na atualidade, mediante as práticas pedagógicas do cotidiano escolar partindo do seguinte problema: como o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pode relacionar-se pedagogicamente a temática educação ambiental? Para tanto, a pesquisa se define metodologicamente por bibliográfica, evidenciando a LDB (Lei 9394/96), a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) para o Ensino Fundamental diante das acepções do ensino de Matemática para a educação brasileira. Traz ainda os conceitos de educação ambiental no cotidiano escolar sustentados por Guimarães (1992), Dias (2004) e Burak (1992). As conclusões da pesquisa apontam para a necessidade de todas as áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar e transdisciplinar, atentarem-se para a necessidade da efetivação, por meio de planejamento, de ações pedagógicas que intercalem todos os conteúdos do ensino, inclusive a Matemática à educação ambiental como uma necessidade emergente de reflexão e efetivação de práticas de preservação ambiental em prol de toda a humanidade.Descargas
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