Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar

Autores

  • Flavio Pereira de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elcione Ramos da Conceição
  • Lilian Pittol Firme de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Matemática. Preservação Ambiental.

Resumo

No intento de consolidar as relações entre o ensino de Matemática e a preservação ambiental, o presente artigo considera os aportes legais e pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as delimitações da disciplina Matemática para essa etapa da Educação Básica, os conceitos e práticas atuais de educação ambiental e as relações possíveis entre o ensino de Matemática e a educação ambiental na atualidade, mediante as práticas pedagógicas do cotidiano escolar partindo do seguinte problema: como o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pode relacionar-se pedagogicamente a temática educação ambiental? Para tanto, a pesquisa se define metodologicamente por bibliográfica, evidenciando a LDB (Lei 9394/96), a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) para o Ensino Fundamental diante das acepções do ensino de Matemática para a educação brasileira. Traz ainda os conceitos de educação ambiental no cotidiano escolar sustentados por Guimarães (1992), Dias (2004) e Burak (1992). As conclusões da pesquisa apontam para a necessidade de todas as áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar e transdisciplinar, atentarem-se para a necessidade da efetivação, por meio de planejamento, de ações pedagógicas que intercalem todos os conteúdos do ensino, inclusive a Matemática à educação ambiental como uma necessidade emergente de reflexão e efetivação de práticas de preservação ambiental em prol de toda a humanidade.

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Biografia do Autor

Flavio Pereira de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino de Física. Professor na Educação Básica.

Referências

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

JESUS, Flavio Pereira de; CONCEIÇÃO, Elcione Ramos da; OLIVEIRA, Lilian Pittol Firme de. Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3249. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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