Morcegos como tema gerador para o ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de ensino básico: uma abordagem cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3014Palabras clave:
Cienciometria. Desmistificação. Educação Científica.Resumen
O presente artigo buscar realizar um levantamento e caracterização de artigos relacionados a práticas de educação ambiental e ensino de ciências para conservação de morcegos, por meio de levantamento cienciométrico utilizando as bases de dados. Os trabalhos foram categorizados quanto ao ano de publicação, a localização e o direcionamento do estudo, agrupados e analisados. Os resultados permitem concluir que pesquisas relacionadas aos morcegos, como tema gerador de práticas de Educação Ambiental (EA) e Ensino de Ciências (EC), nas escolas de ensino básico são escassas e que divulgação científica favorece aqueles que creem que ainda é válido transformar o ensino.
Descargas
Citas
AMIN, M. & B. MABE, 2000. Impact factors: use and abuse. Perspectives in Publishing 1: 1–6
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Editora Papirus, 1999.
FENTON M. B, SIMMONS N. B 2015. Bats, a world of science and mystery, The University of Chicago Press, Chicago, 303 pp
FERREIRA, A. R. Meio ambiente: representações e prática dos professores e professoras de ciências e biologia. 2004. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2004.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 3ª edição. Ed. Papirus. Capinas, São Paulo, 2007.
KINGSTON, T. et. al. 2006. The Malaysian Bat Conservation Research Unit: Research, capacity building and education in an Old World hotspot. Proceedings of the National Seminar on Protected Areas. Kuala Lampur, Malaysia Department of Wildlife and National Parks.
KLUMPP, A.; ANSEL, W.; KLUMPP, G. & A. FOMIN. 2001. Um novo conceito de monitoramento e comunicação ambiental: a rede européia para a avaliação da qualidade do ar usando plantas bioindicadores (EuroBionet). Ver. Brás. Bot., n.4. supl., 511-518.
KUNZ, T.H.; FENTON, M. B. 2003. Bat Ecology. The University of Chicago Press, Chicago. 779p.
LARSEN, P. O., & Ins, M. (2010). The rate of growth in scientific publication and the decline in coverage provided by Science Citation Index. Scientometrics, 84(3), 575–603.
LIMA-RIBEIRO, M. S. et al. Análise cienciométrica em ecologia de populações: importância e tendência dos últimos 60 anos. Acta Sci. Biol. Sci., Maringá, v.29, n.1, p.39-47, 2007.
LOLIS, S. F., SANCHES-MARQUES, A. M. M., ARRUDA REIS, S. R., BENEDITO, E. Scientometric analysis of energetic ecology: primary production of aquatic macrophytes. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 31, n. 4, p. 363-369, 2009.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004
MEDELLIN, R. A. & GAONA, O. 1999. Seed dispersal bats and birds in forests and disturbed habitats of Chiapas, Mexico. Biotropica, 31:478-485.
MUGNAINI, R; JANNUZZI, P; QUONIAM, L. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base de Pascal. Ci. Inf. Brasília, v. 33, n. 2, p 128-131, maio/ago. 2004
OLIVEIRA, A. L. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá. Maringá – PR, 2006.
PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e Sociedade. São Paulo. p. 19-31, 1998.
SATO, M. Formação em educação ambiental - da escola à comunidade. In: Panorama da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, março de 2000, 5-13.
SAUVÉ, L. Para construir un patrimonio da investigación em educación ambiental.
Tópicos em Educación Ambiental, La Rioja, v. 2, n. 5, p. 51 -69, 2005
SIMON R, HOLDERIED MW, Koch CU, von Helversen O 2011. Floral acoustics: conspicuous echoes of a dish-shaped leaf attract bat pollinators. Science 333: 631-633.
SCAVRONI, J.; P., L. M. e U. W. 2008. Morcegos: realidade e fantasia na concepção de estudantes das áreas rural e urbana de Botucatu, SP. Revista Simbio-Logias. V. 1, n.2 Instituto de Biociências, Depto. Educação, UNESP, São Paulo, 2000. p.1-145.
SPINAK, E. Indicadores cienciometricos, Brasília, Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, maio/ago 1998
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.