Maratona multidisciplinar: construindo indicadores locais de desenvolvimento educacional
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1037Palavras-chave:
Evaluation Elementary School Educational PoliticsResumo
Este estudo buscou sistematizar e evidenciar as iniciativas de um projeto de gestão ambientado em práticas participativas na constituição de indicadores locais de desenvolvimento educacional, no sistema municipal de educação de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro. Observou-se, em especial atenção, o ano de 2007, período em que se iniciou e realizou o projeto denominado “Maratona Multidisciplinar” que concentrou os principais eventos relativos a esse processo. Tratou-se de explicitar os fatos que demonstraram sua história e, assim, os esforços realizados e debates que surgiram e fizeram parte do processo. Sua implantação possibilitou o desvelamento de informações quantitativas sobre a educação municipal, consubstanciando políticas educacionais a partir de uma realidade traduzida e interpretada pelos sujeitos organizadores e executores dessas políticas, no município de Barra Mansa. As informações geradas assumem uma legitimização significativa, pois foi comparada com os indicadores educacionais produzidos pelo MEC permitindo assim, sua aferição; bem como a possibilidade de aprofundamento no conhecimento da realidade existente nas Escolas municipais, à medida que desvelou o comportamento de cada uma das classes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.Downloads
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