Análise da estética pin up aplicada à marca da Cerveja Devassa
Palabras clave:
cerveja, mulher, pin up, identidade visual, marketingResumen
O culto ao corpo da mulher sempre esteve presente em toda a história humana. Sua imagem tem papel central na construção da ideia do que é feminino, sofrendo grandes transformações no decorrer do tempo. A figura feminina já foi vista desde deusa à mulher totalmente deturpada pela sociedade da comunicação. Nesta transição encontra-se a figura da mulher representada pelas pin ups, primeira aproximação entre a imagem pública e a vida cotidiana da mulher. Em paralelo ao estudo destas imagens femininas, este projeto irá tratar da Cerveja Devassa que como todas as marcas de cervejas veiculadas as mídias, tratam da figura da mulher como estratégia de marketing, a fim de atingir o público masculino, seu foco principal. Em campanhas publicitárias de cerveja, a mulher torna-se a figura principal deste tipo de produto. Já nesta específica marca de cerveja, adquirida pelo Grupo Schincariol em 2007, a figura da mulher se faz presente em toda a sua identidade visual e estratégia de marketing. As pin ups surgiram nos anos 30 e são símbolos da arte gráfica nos anos dourados, também chamadas garotas de calendários (feitas para pendurar na parede) ou de cheesecake. Desenhadas ou fotografadas, elas encarnam há um século o ideal feminino do imaginário masculino, e tiveram em Marylin Monroe seu principal símbolo. A Cerveja Devassa chega, portanto, ao mercado atraindo a atenção dos homens por toda a polêmica gerada em cima da sua estratégia de venda. Analisaremos então, o uso da figura feminina às vezes considerada apelativa no marketing das cervejas e as sensuais pin ups aplicada à marca Devassa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.