As lutas do movimento GLBT e as respostas do Estado brasileiro
Palavras-chave:
Movimento GLBT, homossexualidade, heterossexismo, diferença e Serviço SocialResumo
Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar as reivindicações realizadas pelo movimento GLBT no Brasil, e as respostas que o Estado tem dado as mesmas. Neste, não somente enumeramos as políticas, os programas, projetos, leis, e etc. que este grupo vem reivindicando, mas também a forma como estão fazendo para tentarem garantir seus direitos específicos; e de que maneira o Estado vem reagindo, ou seja, o que têm disponibilizado para garantir a cidadania plena destes sujeitos. O interesse na pesquisa surge quando apesar de sabermos que a homossexualidade não é mais considerada uma doença, percebemos que este grupo convive com experiências de uma identidade estigmatizada, que pode gerar um ‘conflito identitário’, capaz de fazer com que alguns indivíduos não consigam descrever a si mesmos. Ou ainda um complexo de sociabilidade arraigado de preconceito, baixa autoestima e resistências, envolto de questões morais, culturais, religiosas, econômicas e afetivas. Desta forma, quando pensamos na profissão do assistente social, percebemos a importância deste trabalho, pois tomando este grupo como demanda, poderíamos contribuir para a inserção destes indivíduos na sociedade, assim como para o fortalecimento da ação política do movimento GLBT, desconstruindo a alienação produzida pelas próprias condições socioeconômicas e transformando-as em direitos reconhecidos e legitimados socialmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.