Caracterização das fibras de coco tratadas com solução alcalina
Palabras clave:
fibra de côco, solução alcalina, MEV, DRXResumen
Atualmente, a necessidade de desenvolver e comercializar materiais compósitos reforçados com fibras naturais tem crescido, devido a questões relacionadas ao impacto ambiental. Desse modo, as empresas passaram a investir na busca de novas tecnologias para o uso desses materiais. No entanto, um dos parâmetros mais importantes na preparação dos compósitos é a interface entre o reforço e a matriz, essa interface é responsável pela transferência da solicitação mecânica da matriz para o reforço. A adesão inadequada entre as fases poderá provocar o início das falhas, comprometendo o desempenho dos compósitos. A maior dificuldade no processo de compatibilização dos componentes é combinar as diferentes características químicas destes. Por isso, vários estudos têm sido realizados visando à influência dos tratamentos químicos das fibras no comportamento mecânico desses compósitos. Portanto o objeto deste trabalho foi avaliar a modificação química das fibras de coco realizadas com solução alcalina. A modificação das fibras de coco foi com solução alcalina 10% m/v por 30min a 80 °C sob vigorosa agitação mecânica. Após este período, as fibras foram lavadas com água deionizada a fim de remover todas as impurezas e as substâncias solúveis provenientes do tratamento químico e posteriormente secas. A modificação foi avaliada pelas técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Difratometria de Raios X (DRX). Após a modificação química das fibras foi observado pela técnica de microscopia eletrônica de varredura a remoção de extrativos e da camada cerosa, a qual promoveu uma maior rugosidade à superfície das fibras. Os difratogramas de Raios X das fibras apresentaram um comportamento semelhante e mostraram características de materiais semicristalinos, com picos intensos. No entanto, houve uma diferença na intensidade do pico, referente à modificação das fibras. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que o tratamento alcalino realizado nas fibras de coco foi eficaz.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.