Musicalização: um caminho para educação especial (atendimento educacional especializado voltado para 0 a 6 anos)

Autores/as

  • H. C. Gomes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Novikoff UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

musicalização, educação especial, atendimento educacional especializado

Resumen

A Educação Especial, modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação formal dos educandos que apresentem necessidades educacionais diferentes, perpassa todos os níveis da Educação Básica, inclusive a educação Superior (Lei9394/96). A musicalização, fonte de pesquisa dissertativa cujo título é: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental” neste projeto, abrange crianças de 0 a 5 anos com deficiência (de acordo com a ONU, deficiente é aquele que tem impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas) em atendimento no CEAT (Centro de Atendimento Educacional aos Portadores de Necessidades Especiais) pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado), cujo objetivo é estimular as potencialidades através de atendimento psicopedagógico, especificamente através do processo de musicalização estimulando: atenção, concentração, audibilização e movimento. Os pais são convidados a participar do atendimento de quarenta minutos semanais, contribuindo também para o fortalecimento do vínculo familiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

GOMES, H. C.; NOVIKOFF, C. Musicalização: um caminho para educação especial (atendimento educacional especializado voltado para 0 a 6 anos). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 21, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2395. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>