Realidade aumentada: tecnologia para o mercado imobiliário em um mundo virtual e real
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2167Palabras clave:
realidade aumentada (RA), QRcode, mercado imobiliárioResumen
A tecnologia de Realidade Aumentada permite a ocorrência que impactou no relacionamento das pessoas, por meio de novas formas de realizar a visualização, a comunicação e interação com pessoas e informações. A arte das aplicações de RA a diversos contextos (medicina, montagem e manutenção de maquinaria complexa, registro e visualização de zonas), com especial destaque para a questão da realidade aumentada aplicada ao ramo imobiliário e suas vertentes. A realidade aumentada consiste em adicionar informações digitais no ambiente real. A imagem virtual se sobrepõe com elementos 3D animados, desta forma, as páginas do catálogo podem subitamente ganhar vida com elementos que saem das suas páginas. A elaboração da Realidade Aumentada para Negócios Imobiliários utilizou-se do aplicativo SACRA. As aplicações de Realidade Aumentada utilizam um marcador para posicionar e orientar os elementos virtuais no mundo real, tornando-se um meio de interação do usuário com a aplicação. As distorções são evitadas com os parâmetros de câmera. Após a criação do arquivo (casa.dat), o código do arquivo vrml data (patern 2) sofre alterações. A linha do código “Data/casa” indica ao marcador casa.dat do diretório e a captura imediata de webcam para ilustrar a imagem 3D. As aplicações de Realidade Aumentada utilizam um marcador para posicionar e orientar os elementos virtuais no mundo real, e se configura em um meio de interação do usuário com a aplicação. Esses marcadores reconhecidos pelo ARToolKit, consistem em figuras geométricas quadradas, que no seu interior contém símbolos para sua melhor identificação. Após, o marcador é colocado na frente da webcam para cadastrá-lo no aplicativo. Em tempos de difusão da ideia de sustentabilidade ambiental, deixar de utilizar panfletos, publicar em jornais, fabricar maquetes é uma possibilidade que a RA traz para consolidar tal ideia. Basta observar as revistas e jornais de grande circulação que têm estimulado a utilização da RA como complemento da publicidade clássica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.