Mantendo a disciplina: procedimentos de gestão da sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1688

Palabras clave:

gestão em sala de aula. indisciplina. ensino. autoridade. prendizagem

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou verificar as estratégias utilizadas por professores brasileiros para a gestão da sala de aula diante do comportamento perturbador dos alunos. Foi realizada pesquisa de campo com professores brasileiros de doze cidades, que responderam a um questionário que indagava sobre as estratégias adotadas diante da indisciplina e da continuidade do comportamento perturbador. A análise dos resultados permite perceber uma série de semelhanças e diferenças quanto às abordagens dos professores reveladas em pesquisas anteriores. No caso dos professores investigados, os dados recolhidos apontam para uma crise na autoridade dos professores em sala de aula, situação que os encoraja a deixar para outras instâncias – família ou equipe diretiva da escola – a solução dos casos de indisciplina.

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Biografía del autor/a

Fábio Luiz da Silva, Unopar

Doutor em História. Professor do Programa de Mestrado em Metodoligias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Professor do Colégo de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Fabiane Tais Muzardo, Unopar

Doutoranda em História pela UFPR. Professora de História na Unopar.

Julho Zamariam, Unopar

Mestre em História. Professor de História na Unopar

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Publicado

2018-11-14

Cómo citar

DA SILVA, Fábio Luiz; MUZARDO, Fabiane Tais; ZAMARIAM, Julho. Mantendo a disciplina: procedimentos de gestão da sala de aula. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 37, p. 81–92, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n37.1688. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1688. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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