Acessibilidade: análise das modificações curriculares para a inclusão de cadeirantes no curso de educação física do unifoa.

Autores/as

  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Docente dos cursos de Educação Física, História e Letras.
  • Jeidaíse de Silva Oliveira Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Mara Gracyelle de Azevedo Candido Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1636

Palabras clave:

Acessibilidade. Educação física. Cadeirante. Inclusão. Análise curricular.

Resumen

Este trabalho visa analisar o fenômeno da inclusão no Curso de Educação Física do UniFOA, pois esse fato social se mostra como um desafio a ser atingido e, ao mesmo tempo, promove descobertas de novos potenciais, seja no campo pedagógico, seja no social. Contudo, a maioria dos docentes de ensino superior não está preparada para lidar com tal situação e encontra-se limitada em procurar meios para atender às necessidades do discente de forma que ele não venha ter seus conteúdos defasados. Dessa forma, é necessário analisar como têm ocorrido as modificações não só na dimensão de uma realidade teórica, mas também na prática. Com isso, visando contribuir para uma análise do trabalho desenvolvido por esses profissionais, este estudo pretende compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física do UniFOA através de uma pesquisa bibliográfica com análise documental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABNT NBR, Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2ª edição, Rio de Janeiro, ABNT, 2004.

AMARAL, Patrick Penedo. Docente e/ou profissional: a identidade do professor de educação física em questão. 29-07-05 até 30-07-05. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/docente-e-ou-profissional-identidade-professor-educacao-fisica-questao. . IX EnFEFE- Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.

ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: A fundamentação filosófica/SEESP/MEC; Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, v. 1, ex 2, 2004.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DIEHL, Rosilene Moraes. Jogando com as diferenças. São Paulo: Phorte, 2006.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Disponível em: http:/www.dicionaroaurelio.com/currículo. Acesso em: 11/10/10. Rio de Janeiro RJ: 2008.

INEP. Provas e Gabaritos - Enade 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/enade/2009/provas.htm. Acesso em: 26/10/10.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Campinas: Scipione, 1989.

GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Atlas 1997.

LIMA, Roberto Guião de Souza (org). Fazenda Três Poços: do café à Universidade. Volta Redonda: Editora FOA, 2007. 204p.

MANTOAN, Tereza Egler; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, MEC/SEESP, 2005.

NERY, Flavia, Universidades vão qualificar professores da educação especial. Portal MEC, 14/05/2007 - Brasília DF.

NETO, Vicente Molina e Stigger, Marco Paulo. Revista da Escola de Educação Física, UFRGS. Porto alegre. Agosto 2007.

OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de; SILVA, Geisimar do Nascimento. O deficiente físico na educação física escolar: uma proposta de inclusão. In: X Encontro Fluminense de Educação Escolar. 2006. Anais. Rio de Janeiro: UFF, 2006. p. 236-241.

Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16/10/10.

Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharel Eduação Física UniFOA 2009. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/. Acesso em: 18/09/10.

SOARES, Carmem, Coletivo de Autores. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

TRINDADE, Patrícia Mano. O curso de educação física: a questão da formação acadêmica na visão de seus agentes. Campinas - SP, 2007. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de; OLIVEIRA, Jeidaíse de Silva; CANDIDO, Mara Gracyelle de Azevedo. Acessibilidade: análise das modificações curriculares para a inclusão de cadeirantes no curso de educação física do unifoa. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 1 Esp, p. 49–58, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n1 Esp.1636. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1636. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a