Atuação do Departamento de Recursos Humanos no desempenho do setor financeiro - uma nova percepção
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1086Palabras clave:
Recursos humanos, setor financeiro, múltiplos papéis do RHResumen
As profundas mudanças nos contextos financeiros, mercadológicos e tecnológicos têm resultado na necessidade de a área de Recursos Humanos (RH) reafirmar seu papel, implicando nova ética no trabalho e demandando uma visão estratégica e global de gestão de negócio e de pessoas. Entrando nesse cenário corporativo, finanças e RH reforçaram-se em suas atuações complementares, passaram a ser estratégicas e inovadoras. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo caracterizar as novas perspectivas de atuação do departamento de RH com o setor financeiro. Metodologicamente, este artigo consiste basicamente na utilização de pesquisa exploratória, que se apoia em revisão, análises documentais e bibliográficas, buscando sistematizar o assunto desenvolvido por outros autores de forma a atingir os objetivos propostos. Pode-se concluir que pensar em RH na empresa moderna e do futuro, significa entender que obter excelência empresarial deve ser um trabalho realizado com e por meio das pessoas; significa realizar a gestão com a participação efetiva dos gestores de linha, da área de RH e dos empregados de nível técnico-operacional.Descargas
Citas
ASSAF N., A.; LIMA, F. G.; Curso de administração financeira. 1a ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BARROS, W. M. de. Financeiro x Recursos Humanos: Uma aliança lucrativa. 2008. Disponível em: www.forumsaudecorporativa.com.br. Acesso: 26/11/2010.
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L.; SILVA, R da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos. 7ªed. São Paulo: Manole, 2009.
COSTA, E. A. da. Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos/ Eliezer Arantes da Costa. 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2007.
FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1a ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MINAYO MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2007.
ULRICH, D. Os Campeões de Recursos Humanos: inovando para obter os melhores resultados. 7ª Ed. São Paulo: Futura, 2002.
_____. Recursos Humanos Estratégicos. São Paulo, Editora Futura, 2000.
WERTHER JR,. B.; DAVIS, K. Administração de Pessoal e Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Atlas. 10ª ed. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.