A importância do recrutamento e seleção interna: Um estudo de caso em uma Instituição Financeira de Economia Mista
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n17.1085Palavras-chave:
Recrutamento, Seleção, Processo, PlanejamentoResumo
A era do conhecimento, em que o capital humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado, tem forçado as empresas a buscarem novas formas de gestão objetivando melhorar o desempenho, alcançar melhores resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento aos anseios dos seus consumidores. Assim, esta pesquisa visa discutir a importância do processo de Recrutamento e Seleção Interna na Instituição Financeira Banco do Brasil (BB), mediante a utilização de estudo de caso como método de investigação, visando analisar os resultados organizacionais esperados por essas instituições. Com intuito alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de cunho descritivo e bibliográfico, visando analisar ou explicar um determinado problema à luz do referencial teórico existente. Dessa forma, conclui-se que a empresa usa, de forma correta, seu plano de carreira, dando a devida importância ao processo de recrutamento e seleção interna da instituição. Como hipótese, a fim de aprimorar o conhecimento dos gestores que atuam nesse processo de analise dos funcionários, a empresa poderia disponibilizar cursos específicos para seus gestores quando aprimorarão seus conhecimentos em planejar, recrutar e capacitar o indivíduo para adequá-lo no sistema organizacional da empresa.
Downloads
Referências
ANABB. BB implanta o Plano de Carreira e Remuneração. Acessado em 04 de Abril, 2011. <http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=4&codPagina=42102>
BANCO DO BRASIL. Acessado em 05 de Abril, 2011.
BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e Competências. São Paulo: Atlas 2010.
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L.; SILVA, R da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
CHAPMAN, Elwood N. Relações Humanas na Empresa – Desenvolvendo Habilidades Interpessoais. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1996.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
____________________ Gestão de pessoas: o Novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
____________________ Como transformar RH (de um centro de despesas) em um centro de lucro. 2. ed. São Paulo. Makron Books, 2000.
____________________ Recursos Humanos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
____________________ Recursos Humanos. O capital humano nas organizações. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
____________________ CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. Rev. E atual. - Barueri, São Paulo, 2009.
FENABAN. Revista Zap Empregos. Revisão de comissões gerencia Média. Acessado em 10 Março, 2011.
<http://www.zap.com.br/revista/empregos/tag/fenaban/>
FISCHER, André Luiz; DUTRA, Joel Souza; AMORIM, Wilson Aparecido Costa de. Gestão de pessoas: práticas modernas e transformação na organizações / [organizadores] progep FIA. – São Paulo: Atlas, 2010.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH : Conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. - 3. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura – 3ª ed. 2000.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO. Classificações de emprego e ocupações. Livro 1; Livro 2; Livro 3. Acessado em 04,05, 10 de Abril, 2011 e 20 e 21 de Maio, 2011.
MUCHA, Cleide Maria (autor); Ritter, Euzebio Luiz (co-autor). O atual plano de cargos e salários no quadro funcional do Banco do Brasil – Agências da Rede Palmitos (SC). Frederico Westphanlen-RS, 2003.
PASSOS, Soraya dos. Networking profissional: a percepção dos funcionários participantes do MBA em Gestão Financeira do Banco do Brasil sobre a influência das redes de relacionamentos nos processos de seleção interna. Porto Alegre, 2007.
PEREIRA, F. M.; PRIMI, R.; COBÊRO, C. Validade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores. Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo, v. 5, n. 2, 2003.
Disponível em <http://www.scielo.bys-psi.org.br>. Acesso em: 16 mar. 2007.
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 5 ed. São Paulo: Ltr, 2008.
RIBEIRO, A. de L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antonio Alfredo Mello. Gestão com as pessoas: Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
___________________________. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Atlas. 10ª ed. 2009.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS. Sindicato tira dúvidas sobre o PCR - Conquistado pelos funcionários na campanha, plano contém avanços que precisam ser melhorados e levados a todos. 05 de Março, 2011.
<http://www.spbancarios.com.br/download/bancos/cct_10_11.pdf>
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.