Terceirização – Uma Metodologia de Gestão Integrada para o Gerenciamento de Terceiros
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n1esp.1199Palavras-chave:
Gestão integrada Gerenciamento TerceirizaçãoResumo
Este documento apresenta uma proposta de metodologia de gestão integrada para o gerenciamento de terceiros, levando em consideração as normas OHSAS 18.001:2007, NBR ISO 9.001:2000, NBR ISO 14.001: 2004 e ABNT NBR 16.001.O desenvolvimento de uma metodologia aplicada a terceiros, baseada no consagrado modelo de gestão do PDCA (plan, do, check, act) justifica-se pelo crescimento da atuação de empresas terceirizadas e no aumento das transgressões previstas em leis, normas e outros requisitos aplicáveis às organizações. Dessa forma, o presente trabalho auxilia na implantação de uma metodologia de gestão aplicada a terceiros, proporcionando ás organizações a obtenção de melhores resultado, utilizando menos recursos. Também demonstra a necessidade do profissional conhecido como gestor integrado em face de sua grande correlação com as várias disciplinas abrangidas durante o processo de gestão.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS – ABNT. NBR ISO 9001:2000 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, 2000.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS – ABNT. NBR ISO 14001:2004 – Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com Orientação para Uso, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS – ABNT. NBR 16001:2004 – Responsabilidade Social – Sistemas de Gestão – Requisitos, 2004.
BERDUGO, E.H. Terceirização: Realidade na economia do Brasil – Setor Industrial do Estado de São Paulo, 2000.
CERQUEIRA, J. P. Sistemas de Gestão Integrados – ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001 – Conceitos e Aplicações. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
FESEP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, 1999.
GIOSA, L. A. Terceirização, Uma Abordagem Estratégica. São Paulo: Pioneira, 1993.
LEIRIA, J. S; SARRAT, N. D. Terceirização: uma alternativa de flexibilidade empresarial. São Paulo: Gente, 1995.
OCCUPATINAL HEALTH AND SAFETY ASSESSMENT SERIES – OHSAS. OHSAS 18001:2007 – Occupanional Health and Safety Management Systems – Specification, 2007.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - TST. Enunciado 331, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.