SMC: Uma Ferramenta Computacional para Apoio ao Ensino dos Movimentos Circulares
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n14.1012Palabras clave:
Ensino de Física, Computação Gráfica, Sistema Computacional EducacionalResumen
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do programa SMC para apoio ao ensino dos Movimentos Circulares Uniforme e Uniformemente Variado. É uma ferramenta de grande utilidade para professores e estudantes de Física, pois ela permite visualizar o sistema, modificar alguns dos seus parâmetros e estudar os seus comportamentos através de animações do movimento, ajudando bastante à compreensão do fenômeno físico.
Descargas
Citas
CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar e Carvalho, Janaina Veiga Carvalho. Relatório Final do Projeto de Pesquisa : Pesquisa e Desenvolvimento de um Simulador e Interativo para Ensino da Cinemática e Dinâmica, Universidade Severino Sombra, 2007.
COSTA, Guilherme Cordilha Porto Coelho da; MENDES, Jorge Luís de Souza; CARVALHO, Janaina Veiga; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. Um sistema gráfico-Interativo para apoio ao ensino do movimento retilíneo uniforme. In: IV Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS, Vassouras. IV Encontro de Iniciação Científica da USS. Rio de Janeiro : FUSVE, 2005. v. 1. . p. 1-3.
FOLEY, J.D. and VAN DAM, A. and FEINER, S. K. and HEGHES, J. F. Computer Graphics Principles and Practice, second edition in C, Addison-Wesley publish company, 1999.
LEVY, C. H., IUP/LED: Uma Ferramenta Portátil de Interface com o Usuário., , PUC-Rio, Rio de Janeiro1993 63f. Dissertação de Mestrado.
SOBREIRA, Guilherme; CARVALHO, Janaina Veiga; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. MRUV: Um sistema computacional gráfico interativo para apoio ao ensino do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. In: V Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS, Vassouras. V Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da USS. Vassouras : FUSVE, 2006. v. 1. p. 1-3.
VALENTE, J. A. Diferentes Usos do Computador na Educação. Em J.A. Valente (Org.), Computadores e Conhecimento: repensando a educação (pp.1-23). Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 2003.
WRIGHT, R. S. Jr. and SWEET, M. OpenGL Super Bible, 2nd ed. Indianapolis, Indiana: Waite Group Press, 696 p, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.