Risco de doenças cardiovasculares em estudantes do município de porto real
Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares. Ensino médio. Educação física.Resumo
Da silva et col 2005 em um artigo publicado pelo Sociedade Brasileira de Cardiologia relata que, em todos os estados brasileiros, considerando-se o conjunto de todas as faixas etárias, as doenças cardiocirculatórias são responsáveis pelo maior contingente de óbitos, decorrentes de doença arterial coronariana, doenças cerebrovasculares e insuficiência cardíaca, constituindo-se, atualmente, na principal causa de gastos em assistência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 75 a 80% dos portadores de doença arterial coronariana (DAC) apresentam fatores de risco convencionais ou clássicos, representados por hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, idade avançada, sexo masculino e antecedentes familiares, sendo acrescentados, posteriormente, sedentarismo, estresse emocional e obesidade. Há evidências de que o processo aterosclerótico inicia-se na infância, progride com a idade e exibe gravidade diretamente proporciona ao número de fatores de risco apresentados pelo indivíduo, razão pela qual se acredita que a prevenção primária das doenças cardiovasculares deve começar na infância, principalmente pelo processo de educação para a promoção da saúde cardiovascular com ênfase na importância da dieta e da manutenção de uma prática regular de atividade física para toda a vida. Nosso estudo tem por objetivo estabelecer fatores de risco em doenças cardiovasculares em estudantes do ensino médio do IEPR Instituto Educacional de Porto Real localizado no município de Porto Real estado do Rio de Janeiro na, e também como objetivo contribuir com o nosso conhecimento técnico científico, alunos do 3º ano do ensino médio desta escola. Temática pela qual faz parte dos conteúdos que são ministrados nas aulas de Educação Física do IEPR, contribuindo assim para as competências e habilidades que são propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacional para o ensino médio em Educação Física. Metodologia-Como objeto de nosso estudo foram escolhidos os alunos do ensino médio 1°, 2° e 3° ano de nossa escola o IEPR. Assim foram estabelecidos alguns critérios para a nossa coleta de dados como índice de massa corporal (IMC), relação cintura quadril (ICQ), tabagismo e questionário de nível de atividade física (Fisical Activy Questionaire), a nossa coleta de dados já foi iniciada com previsão de término e tratamento estatístico até o fim do ano letivo de 2011.
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