Youtube, uma ferramenta didática de apoio à sala de aula
uma ferramenta didática de apoio à sala de aula
Keywords:
DNA, tecnologia de ensino, vídeos dissemináveisAbstract
Nas ultimas décadas fomos capazes de transpor muito de nossa prática diária de um espaço real a um virtual que não nos permite apenas armazenar dados como também compartilhá-los. Os vídeos dissemináveis, encontrados em diversos sites ganham seu destaque por se tratarem, de maneira singular, à divulgação do conhecimento, constituindo em si caráter propagador de informação, de idéias e de propostas de maneira rápida e acessível. Na área educacional seu sucesso é reconhecido e em sites de compartilhamento sua acessibilidade se garante a satisfazer os gostos mais diversos, passando da síntese a pormenorização. Objetivos: Avaliar, no portal de compartilhamento de vídeos YouTube® (http://www.youtube.com), vídeos que possam ser utilizados como apoio didático para o ensino de genética e biologia molecular. Métodos: No período de 01/03/2010 a 31/03/2010 foi acessado o site YouTube®, com as seguintes palavras chaves: transcrição DNA, tradução DNA e replicação DNA. Do total de vídeos encontrados, foram selecionados os vídeos compatíveis com a proposta inicial, sendo avaliado o idioma utilizado, o número de visualizações, a aceitação do público, tempo e data de postagem do vídeo. Resultados: Dos 210 vídeos encontrados na busca, 17,15% correspondiam à temática proposta. Destes, 47,22% eram narrados em português, 36% possuíam entre 10.000 e 50.000 visualizações, 62% dos comentários foram positivos, nenhum vídeo ultrapassou 10 minutos, sendo a postagem mais antiga no dia 24/02/2007 e a mais recente no dia 27/02/2010. Conclusões: A partir dessa perspectiva, verificamos que o YouTube® pode ser utilizado como fonte de material didático, desde que haja uma avaliação crítica do material, devido à disponibilidade e facilidade de acesso aos vídeos referente ao tema proposto, como também a postagem de novos vídeos. O retorno positivo do público que os acessa, classificando-os em certos momentos como “esclarecedor”, demonstra também essa aceitação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.