Ciência, tecnologia e sociedade, software livre e educação: diálogos possíveis

Authors

  • Adonias Nelson da Luz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3255

Keywords:

Tecnologia. Didática. Planejamento docente.

Abstract

O presente trabalho divide-se em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve conceituação do que são os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em um recorte temporal recente. A segunda parte trata-se situar o software livre no contexto tecnológico, a partir da visão CTS, e como artefatos tecnológicos influenciam mesmo nas relações políticas e econômicas globais. A última, e por assim dizer, mais importante parte da discussão, trata acerca de como a CTS, o software livre e educação escolar podem se relacionar. Apesar de ser um trabalho relativamente curto, visa contribuir nas discussões acerca de como artefatos tecnológicos podem ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, visando suprir necessidades sociais, e estabelecendo condições para que educadores e educandos selecionem de forma crítica, quais tecnologias utilizarem. Todas as partes foram pesquisadas a partir de levantamento bibliográfico.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DAGNINO, R. P. Tecnologia Social: base conceitual. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/download/3840/4328>. Acesso em 12 Out 2015.

FEENBERG, A. NEDER, Ricardo T. (org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / CDS / UnB / Capes, 2010. Disponível em: <https://www.sfu.ca/~andrewf/coletanea.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2015

FREE SOFTWARE FOUNDATION. What is Free Software?, 2001. Disponível em:

<http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html.en>. Acesso em 13 Out 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GANDELMAN. S. O mundo no espaço cibernético e seus valores: a relação entre ética e direito. Disponível em <http://www.copyrights.com.br/cmsadmin/uploads/livro_do_semin_rio(1)-museu_hist_rico_nacional.pdf> Acesso em 15 Out 2015.

GRAMSCI. A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.

KENSKI, V. M. Repensando a avaliação da aprendizagem. In: Repensando a Didática. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2004.

KREIMER, P. Estudios sociales de la ciencia y la tecnología en América Latina: ¿para qué?, ¿para quién? In: REDES, VOL. 13, N º 26, BUENOS AIRES, Dez 2007, PP. 55 – 64.

KROPOTKIN, P. Ajuda mútua: um fator de evolução. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009.

LANGDON, W. Do artifacts have politics? In: MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy. The Social Shaping of Technology. Buckingham, Philadelphia: Open University Press. Disponível em: <http://www.necso.ufrj.br/Trads/Artefatos%20tem%20Politica.htm>. Acesso em 01 Ago 2015.

LOPES, A. O. Planejamento do Ensino numa perspectiva crítica. In: Repensando a Didática. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2004.

OLIVEIRA, M. K. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ed. Ática, 1997.

PALACIOS, E. M. G. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Disponível em < http://www.oei.es/salactsi/Livro_CTS_OEI.pdf> Acesso em 12 Out 2015.

PINHEIRO, N. A. M. et al. Ciência, Tecnologia E Sociedade: A Relevância Do Enfoque CTS Para O Contexto Do Ensino Médio. In: Revista Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

REIS. C. R. Caracterizacão de um Processo de Software para Projetos de Software Livre. Disponível em <http://www.async.com.br/~kiko/dissert_usp.pdf> Acesso em 10 Out 2015.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

TRIGUEIRO, M. G. S. O Conteúdo Social da Tecnologia. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. Disponível em <http://bbeletronica.sede.embrapa.br/bibweb/bbeletronica/2008/texto/sge_texto_31.pdf> Acesso em 20 Ago 2015.

VACCAREZZA, L. S. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/download/3841/3298> Acesso em 12 Out 2015.

Published

2020-09-24

How to Cite

LUZ, Adonias Nelson da. Ciência, tecnologia e sociedade, software livre e educação: diálogos possíveis. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 43, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n43.3255. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3255. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.