Postura e movimento: otimizando a concentração em escolares
Keywords:
Concentração em escolares, rendimento escolar, postura, método GDSAbstract
A postura pode ser definida como a posição do corpo no espaço, bem como a relação direta de suas partes com a linha do centro de gravidade. Para que tenhamos uma postura correta é necessária uma integridade do sistema neuromusculoesquelético. Cada indivíduo apresenta características únicas de postura que são influenciados por vários fatores, tais como: genética, patologias, distúrbios psicológicos e condições ambientais. Uma das principais causas de baixo rendimento escolar é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, caracterizado por baixa atenção e/ou hiperatividade em relação as crianças de mesma idade e desenvolvimento intelectual. Vários estudos mostram uma associação entre o baixo rendimento escolar destas crianças e alterações na coordenação motora. Associado a estes fatos, a postura sentada gera diversas alterações nas estruturas músculo-esqueléticas da coluna lombar. Além disso, a postura sentada dificulta o retorno da circulação dos membros inferiores e também provoca desconfortos na região do pescoço e membros superiores. Portanto, grande parte dos problemas nas salas de aulas são decorrentes destas situações. O método de Godelieve Dennys Struyf (GDS) de Cadeias Musculares prioriza a leitura corporal e o tratamento das disfunções do sistema locomotor, que propõe uma abordagem global do corpo à partir da relação entre os aspectos psico-comportamentais e atitude postural. Este método pode ser tanto preventivo como terapêutico. Neste trabalho iremos utilizar um conjunto de exercícios extraídos do método GDS e avaliar seu impacto em alunos do ensino fundamental de duas Escolas Municipais e uma particular em Volta Redonda e Pinheral. Utilizaremos o modelo de “treinando–treinadores”, onde indivíduos (professores) serão treinados para repassar os conhecimentos aos alunos e avaliaremos por um período de seis meses os efeitos dos exercícios diários no comportamento global e individual dos alunos, bem como a melhoria no rendimento escolar. Na primeira fase os professores receberão aulas básicas de anatomia humana e leitura postural (segundo o método GDS) para que possam interpretar e ensinar os exercícios e as posturas propostas. Na fase dois os alunos serão expostos ao método, com exercícios diários ministrados pelos professores e estimulados a manterem postura apropriada durante a aula. O monitoramento do desenvolvimento será realizado por meio de filmagens durante o exercício e aulas, para estudo e correções necessárias. Por fim, os alunos serão avaliados pelos professores em conselho de classe e abordarão várias questões referentes ao ganho de concentração e rendimento escolar. Esperamos que com a prática continuada deste método possamos observar um ganho na qualidade do trabalho desenvolvido na sala de aula. Uma vídeo aula deste método será desenvolvida como suporte para os professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.